Economia

Presidente do BC foi convidado para ir ao Senado falar sobre Selic

Campos Neto não tem obrigação de comparecer para dar explicações

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi convidado, novamente, pelo Senado Federal, para dar explicações sobre a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano.

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou, nesta terça-feira, quatro requerimentos convocando o dirigente da autarquia.

Como é um convite, e não uma convocação, Campos Neto não tem obrigação de comparecer. É a segunda vez que o presidente do Banco Central é convidado para prestar esclarecimentos.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária - Copom, formado pelos diretores do Banco Central, decidiu manter, pela sétima vez consecutiva, a atual Taxa Selic, causando muitas críticas por parte do governo, sindicatos e do setor produtivo.

Nesta terça-feira, foi publicada a ata do Copom indicando que há uma expectativa de maior confiança para uma queda dos juros a partir de agosto.

O Banco Central justificou que a manutenção dos juros é compatível com o cumprimento da meta de inflação, que em 2023 está projetada para 3,25%.

O presidente Lula voltou a criticar, a postura do Banco Central, durante o lançamento do Plano Safra.

A Confederação Nacional da Indústria avaliou que os juros estão acima do necessário para combater a inflação, impondo riscos adicionais a atividades econômicas.

Já a Central Única dos Trabalhadores disse que os juros altos são a forma mais perversa e cruel de transferir renda dos mais pobres para os mais ricos.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque - 27/06/2023 19:05:02. Última edição: 27/06/2023 19:05:02

Tags: Taxa Selic

Leia também:

Haddad e Tebet elogiam tom mais ameno de ata do Copom

Haddad e Tebet elogiam tom mais ameno de ata do Copom

Diretores do Banco Central acenaram com a possibilidade de reduzir a Taxa Selic a partir de agosto.

Petrobras ampliará capacidade de produção de diesel renovável

Petrobras ampliará capacidade de produção de diesel renovável

Além do benefício ambiental, o Diesel R, produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, com até 10% de conteúdo renovável, pode ser misturado ao diesel convencional.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi