Economia

Prévia da inflação de junho fica em 0,04%, aponta IBGE

O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 aponta que a maior variação e o principal impacto vieram do grupo Habitação, puxados pelos reajustes na taxa de água e tratamento de esgoto, e na tarifa de energia elétrica residencial.

Depois de uma alta de 0,51% em maio, a prévia da inflação de junho ficou em 0,04%. O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, divulgado nesta terça-feira (27) pelo IBGE, aponta que a maior variação e o principal impacto vieram do grupo Habitação, puxados pelos reajustes na taxa de água e tratamento de esgoto, e na tarifa de energia elétrica residencial.

Dos nove grupos pesquisados, outros cinco também registraram taxas positivas. Mas o recuo da prévia da inflação de junho foi impulsionado pelas taxas negativas dos grupos Transportes, por causa da queda do preço dos combustíveis; Alimentação e Bebidas, com declínio nos itens de consumo fora de casa e no domicílio, como óleo de soja, frutas, leite longa vida e carnes.

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 atingiu 3,40%, abaixo dos 4,07% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a taxa ficou em 0,69%.

Já o IPCA-E, que é o acumulado trimestral do IPCA-15, ficou em 1,12%, menor que os 3,04% registrados no mesmo período do ano passado.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 27/06/2023 11:20:03. Última edição: 27/06/2023 11:20:03

Tags: IPCA-15 Inflação

Leia também:

Copom acena com possibilidade de queda dos juros a partir de agosto

Copom acena com possibilidade de queda dos juros a partir de agosto

Manutenção da taxa de juros, de acordo com o Copom, “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

Prévia da inflação oficial fica em 0,04% em junho, diz IBGE 

Prévia da inflação oficial fica em 0,04% em junho, diz IBGE 

Grupo habitação é o principal responsável pela alta de preços na prévia deste mês. O IPCA-15 acumula taxa de 3,16% no ano e 1,12% no segundo trimestre (IPCA-E).

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi