No censo anterior, de 2010, o estado tinha 41 milhões. Dessa forma, o estado de São Paulo continua sendo a unidade da federação mais populosa de todo o país.
Os números da prévia do IBGE indicam que o estado de São Paulo tem atualmente mais de 46 milhões de habitantes. No censo anterior, de 2010, o estado tinha 41 milhões. Dessa forma, o estado de São Paulo continua sendo a unidade da federação mais populosa de todo o país.
Já a região mais populosa continua sendo a Sudeste, que concentra mais de 87 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, se somarmos as populações das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste o número não ultrapassa 65 milhões de habitantes, portanto menor que toda a região Sudeste.
O IBGE entregou a prévia do censo atualizado da população ao TCU, o Tribunal de Contas da União, na última quarta-feira. A medida é importante, pois afeta o cálculo do Fundo de Participação dos municípios, uma transferência de recursos da União aos municípios e estados que é feita de acordo com o número total de habitantes de cada localidade.
O número da população dos estados e municípios também afeta o quantitativo das representações políticas: deputados federais e estaduais e vereadores. Mas como São Paulo já tem o número máximo, de acordo com a constituição, de 70 deputados federais e 94 estaduais, esse aumento populacional do estado não vai alterar o número de representantes na próxima eleição.
Cabe lembrar que o Censo ainda não acabou, o que foi entregue ao TCU foi uma prévia e que a pesquisa continua a ser realizada em janeiro do ano que vem. Os moradores de domicílios que não foram recenseados devem ligar no disque-censo, no número 137.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro/ Renata Batista - 30/12/2022 14:55:02. Última edição: 30/12/2022 14:55:02