Ministério declara Roraima área de quarentena para mosca da carambola
Medida anunciada hoje, em Brasília, permitirá a adoção de monitoramento, delimitação, contenção e controle da praga em Roraima.
Com 496 mil unidades fabricadas nos primeiros três meses de 2023, a produção de veículos aumentou 8% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, mas esse número é o pior para o trimestre desde 2004.
Com 496 mil unidades fabricadas nos primeiros três meses de 2023, a produção de veículos aumentou 8% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, mas esse número é o pior para o trimestre desde 2004, de acordo com o balanço da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgado nesta segunda-feira (10).
Segundo o presidente da Anfavea, Márcio Leite, a produção do setor no país é impactada pela queda na venda de veículos, devido aos juros altos, e também por causa da diminuição nas exportações de automóveis. O dirigente comenta o momento que enfrenta a indústria automobilística nacional.
Em março, diversas montadoras anunciaram férias coletivas aos funcionários e a paralisação da produção de veículos em suas plantas no Brasil. Foi o caso da Volkswagen, que paralisou a produção em fevereiro, em duas plantas no estado de São Paulo e uma no Paraná. Mesma situação das montadoras Hyundai, Mercedes-Benz e General Motors do Brasil, que anunciaram férias coletivas aos funcionários.
Segundo a Anfavea, a indústria de veículos no país sofre também com a queda nas exportações. Isso porque tradicionais compradores dos veículos brasileiros, como Chile, Colômbia e Argentina, estão importando mais produtos de empresas da Ásia.
Márcio Leite revela preocupação, porque um milhão e duzentos mil trabalhadores dependem da indústria automotiva nacional, que é a oitava maior do mundo. E espera apoio do governo federal para alavancar novamente o setor.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves - 10/04/2023 16:20:06. Última edição: 10/04/2023 16:20:06
Tags: Anfavea Veículos Produção Veículos
Medida anunciada hoje, em Brasília, permitirá a adoção de monitoramento, delimitação, contenção e controle da praga em Roraima.
Produção de veículos está abaixo do projetado para 2023, o que acendeu a “luz amarela” no seto, diz a Anfavea. Indústria mantém, contudo, expectativa de crescimento no ano.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.