Economia

Produção industrial tem alta em 11 dos 15 locais pesquisados em março

Os maiores avanços foram em Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.

A produção industrial brasileira cresceu 1,1% em março, na comparação com fevereiro e 11 dos 15 locais observados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional, do IBGE, tiveram taxas positivas.

Mato Grosso, com 9,3%; Amazonas, 8,7%; e Pernambuco, com 8,1%; foram as maiores altas registradas na passagem de fevereiro para março.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo IBGE, no acumulado dos primeiros três meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a indústria caiu 0,4% e as taxas negativas foram verificadas em 13 dos 18 locais pesquisados. Já no acumulado em 12 meses, a variação foi nula, de 0,0%, com nove dos 15 locais analisados mostrando resultados negativos.

A pesquisa mostra que São Paulo ainda está 2,7% abaixo do nível pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020, o que para o IBGE, significa que o maior parque industrial do país está há mais de três anos em dificuldade para manter o ritmo de crescimento sustentado.

Na passagem de fevereiro para março, a indústria paulista teve uma variação positiva de 0,2% pelo bom desempenho dos setores de veículos automotores, derivados de petróleo e máquinas e equipamentos. Com isso, o estado interrompeu três meses de resultados negativos, quando acumulou uma perda de 4,9%. Já na comparação com março de 2022, São Paulo exerceu a maior influência negativa, com uma queda de 2,4%.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 19/05/2023 12:05:02. Última edição: 19/05/2023 12:05:02

Tags: Produção Industrial IBGE

Leia também:

Produção industrial tem alta em 11 de 15 regiões pesquisadas em março

Segundo o IBGE, as maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%).

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre, informa BC

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre, informa BC

Em comparação ao período de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87%. No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,31%.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi