Pesquisa do IBGE diz que produção industrial cresce 0,1%
Analista diz que, apesar de ser uma taxa próxima da estabilidade, resultado de junho indica manutenção no campo positivo. Os dois meses consecutivos de alta não cobrem perda de 0,6% em abril.
Foi a segunda taxa positiva seguida, mas ainda insuficiente para reverter a perda de abril, quando a taxa foi negativa: -0,6%.
A produção industrial do país cresceu apenas 0,1% na passagem de maio para junho. Foi a segunda taxa positiva seguida, mas ainda insuficiente para reverter a perda de abril, quando a taxa foi negativa: -0,6%.
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (1º) pelo IBGE, mostram que em junho, somente 7 dos 25 ramos industriais investigados tiveram crescimento na produção. A maior influência positiva veio da indústria extrativa, que avançou 2,9% depois de crescer 1,4% em maio.
Já entre as 16 atividades em queda, os principais impactos foram: coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com -3,6%; veículos automotores, reboques e carrocerias, com -4,0%, e máquinas e equipamentos, que despencaram 4,5%.
Para o analista da pesquisa, André Macedo, o resultado de junho mostra uma manutenção no campo positivo, embora com uma taxa muito próxima da estabilidade.
Ele ressaltou que ainda que o primeiro semestre de 2023 mostre saldo positivo de 0,5% - quando comparado com o patamar de dezembro de 2022 - o ritmo está muito aquém do que o setor precisa para recuperar as perdas acumuladas nos dois anos de pandemia de covid-19.
Na comparação com junho de 2022, o avanço ficou em 0,3%. O resultado positivo foi disseminado apenas entre 8 dos 25 ramos pesquisados pelo IBGE.
Nos primeiros seis meses de 2023, o acumulado da indústria é de queda de 0,3%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi positivo, com taxa de 0,1%.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 01/08/2023 12:55:02. Última edição: 01/08/2023 12:55:02
Tags: Produção Industrial IBGE
Analista diz que, apesar de ser uma taxa próxima da estabilidade, resultado de junho indica manutenção no campo positivo. Os dois meses consecutivos de alta não cobrem perda de 0,6% em abril.
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates diz que “estamos admitindo 100% desses dois cadastros de reserva. Muito em breve, mais de duas mil pessoas realizarão o sonho de ser Petrobras".
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.