Economia

Proposta de Orçamento será entregue ao Congresso nesta quinta-feira

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que a peça orçamentária vem equilibrada, ou seja, sem superávit e sem déficit.

A peça orçamentária para o ano que vem já está pronta e será entregue ao Congresso nesta quinta-feira, dia 31, último dia de prazo, segundo a Constituição. O texto foi concluído há cerca de duas semanas. Antes do presidente Lula viajar à África. É o que disse o ministro da Fazenda Fernando Haddad. E vem equilibrado, segundo ele, ou seja, sem superávit e sem déficit.

Proposta de Orçamento será entregue ao Congresso nesta quinta-feira

Nessa terça-feira, a Junta Orçamentária se reuniu com o presidente Lula. Na pauta, além do envio do Orçamento, a sanção do arcabouço fiscal, que prevê, justamente, zerar a meta de déficit primário, com margem de 0,25 ponto percentual do PIB. A sanção deve ocorrer nos próximos dias.

Já sobre a proposta da desoneração da folha de pagamento, Haddad disse que está aberto a discutir mudanças, principalmente uma feita pelo Senado que reduz de 20% para 8% a alíquota previdenciária paga por três mil municípios. São locais com até 142 mil habitantes. Alegam que precisam dessa medida por causa da queda de arrecadação.

O ministro admitiu encolhimento da arrecadação em julho, o que acabou afetando as prefeituras por causa da repartição menor do Fundo de Participação dos Municípios. Mas, disse que é preciso esperar os dados de agosto. E acrescentou que sobre esse assunto não foi procurado pelos setores e que está aberto a sentar com representantes dos municípios para conversar. O fato é que a Câmara aprovou na terça-feira a urgência dessa proposta de que desonera a folha de 17 setores da economia e nesta quarta-feira (30) deve votar em Plenário.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 30/08/2023 09:15:02. Última edição: 30/08/2023 09:15:02

Tags: Orçamento Fernando Haddad Congresso Nacional

Leia também:

IGP-M tem queda de preços de 0,14% em agosto, diz FGV

IGP-M tem queda de preços de 0,14% em agosto, diz FGV

Recuo do ritmo de deflação do IGP-M de julho para agosto foi puxada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede a variação do atacado e teve recuo de preços de 0,17% em agosto.

Rio Energy Summit vai discutir transição energética e sustentabilidade

Rio Energy Summit vai discutir transição energética e sustentabilidade

Será a primeira vez que o evento ocorrerá fora dos Estados Unidos. Governador do Rio diz que ecossistema de inovação de energia é setor estratégico para avanço mundial.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi