Economia

Protestos pelo país criticam juros altos e autonomia do Banco Central

Manifestantes, além de criticarem a chamada autonomia do Banco Central, reforçaram que a manutenção da taxa de juros no atual patamar trava o crescimento econômico e aumenta o desemprego e a fome, com vantagens apenas aos rentistas.

Entidades sindicais, movimentos populares e partidos políticos realizaram, nesta terça-feira (14), em dez cidades do país, manifestações contra a autonomia do Banco Central e os juros altos. 

Os protestos começaram pela manhã com um tuitaço nas redes sociais. A mobilização seguiu durante o dia em frente às sedes do BC, em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.

As críticas foram principalmente contra a taxa básica de juros, a Selic (de 13,75% ao ano), e a dependência do Banco Central ao capital financeiro especulativo. É o que detalha Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

"O Campos Neto (Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central) está dizendo que vai manter essa política de juros altos até o final do ano (...) e o presidente da República, desde janeiro, está dizendo que tem que cair os juros, tem que incentivar a produção, tem que aumentar o salário mínimo. Então, ele (Campos Neto) está na contramão. O ato aqui é para dizer que nós exigimos que os juros baixem, para que o país possa crescer, e que ele tenha dignidade, entregue o cargo e vá cuidar da vida se ele não concorda com a visão do novo governo".

Os manifestantes, além de criticarem a chamada autonomia do Banco Central, reforçaram que a manutenção da taxa de juros, no atual patamar, trava o crescimento econômico, aumenta o desemprego e a fome, com vantagens apenas aos rentistas. 

 

 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes - 14/02/2023 14:25:02. Última edição: 14/02/2023 14:25:02

Tags: Política De Juros Banco Central Autonomia Do Banco Central

Leia também:

Ipea aponta desaceleração inflacionária para classes de baixa renda

Ipea aponta desaceleração inflacionária para classes de baixa renda

Alimentos e bebidas, transportes e comunicação foram os grupos de maior pressão inflacionária para praticamente todas as faixas de renda em janeiro, informou o Ipea.

AGU inicia estudo sobre cláusulas da privatização da Eletrobras

Presidente Lula disse em entrevista a jornalistas que a AGU entraria na Justiça para rever as cláusulas que tratam da participação acionária e da compra de ações da empresa pelo governo.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi