FGV mostra crescimento de 0,1% em outubro na atividade econômica
Segundo a coordenadora da pesquisa, o crescimento do Produto Interno Bruto em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo.
Entre esses municípios estão São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Estudo do IBGE mostra, porém, que 2.730 municípios contribuíram com apenas 1% do Produto Interno Bruto.
Dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, mostram que em 2020 nove municípios foram responsáveis por quase 25% do Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, e serve para medir a evolução da economia. Entre esses municípios estão São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Na comparação com 2019, a capital paulista foi a que concentrou a maior perda de participação no PIB, de aproximadamente 9%. Seguida do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná.
Apesar da queda na participação de algumas cidades do Sudeste, a região se mantém como a que mais contribui para a produção econômica.
Na avaliação do IBGE, os resultados evidenciam que os efeitos da pandemia de COVID-19 influenciaram no resultado do PIB das cidades. O setor de Serviços registrou a maior perda na participação da riqueza nacional, sendo diretamente mais afetado pelas medidas restritivas de isolamento e precaução de contágio por parte das famílias.
A administração Pública foi responsável pela principal atividade econômica na maioria dos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido.
O estudo mostra também que dezenove cidades brasileiras concentram 25% das atividades industriais.
A capital paulista manteve a primeira posição no ranking com quase 4%. Já a capital fluminense ocupou o segundo lugar, com 2,5%.
Na outra ponta, 2.730 municípios contribuíram com o menor valor: apenas 1%.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi - 16/12/2022 11:35:06. Última edição: 16/12/2022 11:35:06
Segundo a coordenadora da pesquisa, o crescimento do Produto Interno Bruto em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo.
Essa foi uma das últimas agendas oficiais de Paulo Guedes como ministro da Economia. Na próxima semana, ele entrará de férias e não deverá mais retornar ao cargo.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.