Economia

Quase 80% das famílias brasileiras fecharam ano de 2022 endividadas

Confederação Nacional do Comércio estima que o brasileiro compromete cerca de 30% da renda com dívidas.

Quase 80% das famílias brasileiras fecharam o ano de 2022 endividadas, um recorde desde que a CNC - Confederação Nacional do Comércio, começou a pesquisar o assunto, em 2011. Mais de 17% das pessoas estavam muito endividadas. Segundo a CNC, o brasileiro compromete cerca de 30% da renda com dívidas. 

E as do cartão de crédito foram as que mais aumentaram depois da pandemia. Em 2019, 78% dos entrevistados declaram ter dívidas em atraso nessa modalidade contra 86% no ano passado. O diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, avalia que  a educação financeira é uma demanda urgente para o brasileiro. 

Nas famílias com  renda mais baixa, de até 10 salários-mínimos, 32% estão com dívidas atrasadas por mais de 90 dias. Já entre quem tem renda mais alta, superior a 10 salários,  esse atraso gira em torno de 13%.

As mulheres são a maioria entre as pessoas inadimplentes com débitos superiores a 90 dias. A idade média das devedoras é superior a 35 anos,  com ensino médio incompleto, ganham até 10 salários mínimos e  moram no Sudeste e Nordeste do país. A economista da CNC Izis Ferreira analisa que a situação social da mulher exerce uma grande influência na questão do endividamento. 

Esse cenário do endividamento mudou a partir de 2019, quando a tendência era de queda. E se intensificou especialmente na população mais pobre. Entre os motivos para essa mudança estão o desemprego gerado pela pandemia e  a retomada do consumo reprimido nos tempos de lockdown, quando houve aumento das compras pela internet.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 19/01/2023 18:00:03. Última edição: 19/01/2023 18:00:03

Tags: Inadimplencia Endividamento Dívidas

Leia também:

Maioria dos endividados brasileiros em 2022 era mulher e jovem

Maioria dos endividados brasileiros em 2022 era mulher e jovem

Segundo pesquisa da CNC, na série histórica, iniciada em 2011, o ano passado registrou percentual recorde de famílias endividadas, 77,9%.

Dois em cada dez brasileiros não sabem como vão pagar o IPVA

Segundo estudo inédito sobre as tendências e as relações comportamentais do motorista, os gastos com automóveis estão entre os três maiores custos anuais para dois terços da população, ficando atrás apenas da alimentação.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi