Economia

Região gaúcha conquista reconhecimento de vinhos e espumantes

A festa da virada em Altos de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, vai ser especial. A região acaba de ser reconhecida como denominação de origem de vinhos e espumantes.

A festa da virada em Altos de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, vai ser especial. A região acaba de ser reconhecida como denominação de origem de vinhos e espumantes. Uma conquista inédita no Brasil.

Foram dez anos de trabalho para conseguir o selo de denominação de origem. O reconhecimento equivalente da região que virou sinônimo de espumantes, Champanhe na França.

Daniel Geisse, presidente da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira, diz que a conquista é motivo de orgulho.

A denominação de origem da segurança para o consumidor de que ele está comprando um produto especial e que só pode ser produzido em uma região específica do mundo e com um padrão de produção que também é exclusivo. Daniel conta qual segredo de Pinto Bandeira.

Quatro vinícolas receberam o certificado de denominação de origem e, no primeiro semestre do ano que vem, as primeiras garrafas com o selo já devem ser encontradas no mercado.

E como explica Abeliano Carguinin, chefe da Embrapa Uva e Vinho, vão ter motivos de sobra para brindar o ano novo.

O Brasil já tem vários outros produtos com selo de denominação de origem, como o café do Serrado Mineiro, os camarões do Ceará ou o mel de Bracatinga de Santa Catarina. A certificação de autos de Pinto Bandeira é a primeira do hemisfério sul para espumantes.

*Com a produção de Renato Lima

 

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Radiojornalismo - GT Passos - 27/12/2022 13:50:03. Última edição: 27/12/2022 13:50:03

Tags: Espumantes Rio Grande Do Sul Certificaçãp

Leia também:

Estimativa de produção para safra de cana-de-açúcar cresce 4,5%

Este é o terceiro levantamento da safra 2022/2023 feito pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, e ele aponta uma estimativa de produção de 598 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Inflação da construção fecha o ano com alta de 9,40%

O Índice Nacional de Custo da Construção, um das medidas de inflação para esse setor, fechou o ano com alta de 9,40%. Apesar de expressiva, a variação é inferior aos mais de 14% acumulados em 2021.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi