Economia

Relação entre Brasil e China pode se tornar mais estratégica

O Repórter Nacional Noite conversou com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Elias Jabbour. Ele é o autor do livro China: o socialismo do século vinte e um. Confira a entrevista completa.

A visita do governo brasileiro à China reacendeu o debate sobre a relação do Brasil com o país asiático, nosso maior parceiro comercial há alguns anos.

Para conversar sobre esse tema, o jornal Repórter Nacional Noite conversou com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Elias Jabbour. Ele é o autor do livro China: o socialismo do século vinte e um.

O Brasil atualmente é um grande exportador de commodities para a China, como soja, petróleo, mineiro de ferro e carne de boi. 

De acordo com Jabbour, as relações comerciais entre Brasil e China aumentaram, mas podem evoluir para acordos mais estratégicos com a negociação em alto nível da troca desses produtos por investimentos em infraestrutura, como rodovias, indústrias e bens duráveis.

O professor também aposta no desenvolvimento de intercâmbios culturais mais fortes entre os dois países, com a abertura da China para receber estudantes brasileiros.

Confira a entrevista completa no player. 

 

 

 

 

Agência Brasil / Por Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 27/03/2023 22:20:02. Última edição: 27/03/2023 22:20:02

Tags: China Entrevista Relação Comércio Cultura

Leia também:

Tebet descarta discussão sobre mudança na meta da inflação em 2023

Tebet descarta discussão sobre mudança na meta da inflação em 2023

Em evento em São Paulo, a ministra do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão também afirmou que a nova regra fiscal, que substituirá o teto de gastos, não terá exceções.

Prefeitos pedem participação na construção de novo arcabouço fiscal

Prefeitos pedem participação na construção de novo arcabouço fiscal

Prefeitos dizem que ainda não foram chamados para o debate sobre novo arcabouço fiscal. Presidente da CNM afirma que reforma tributária só avança como apoio de prefeituras.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi