Economia

Saiba como a quebra dos bancos americanos pode afetar o Brasil

Depois do fechamento de três bancos dos Estados Unidos, nos últimos dias, especialistas brasileiros avaliam de que forma isso pode acelerar ou impedir a queda de juros do Brasil.

Depois do fechamento de três bancos dos Estados Unidos, nos últimos dias, especialistas brasileiros avaliam de que forma isso pode acelerar ou impedir a queda de juros do Brasil. Mantida em 13,75 %, pelo Banco Central brasileiro, a Selic, taxa básica de juros, vai ser debatida na reunião do Copom, na próxima semana.

O professor de Economia, André Roncaglia, explica que a quebra nos bancos Silicon Valley, o Silvergate e o Signature, dos Estados Unidos, era previsível, justamente pela aceleração da taxa de juros norte-americana. Agora, o Banco Central dos Estados Unidos é obrigado a repensar esse posicionamento, o que deve ocorrer, também, no Brasil.

Ainda de acordo com o economista André Roncaglia, o Banco Central dos Estados Unidos deve agir para conter os riscos financeiros, o que deve ocorrer com a decisão do Banco Central brasileiro. Na visão do especialista , se isso acontecer, pode trazer efeitos que favoreçam o crescimento do Brasil.

William Baghdassarian, também professor em Economia, enxerga de forma diferente. Para ele, acontecimentos do tipo colocam em questionamento a eficácia das políticas de proteção econômica pelas autoridades monetárias. Por isso, acredita que o Banco Central brasileiro tenha menos incentivo para reduzir a taxa de juros nacional, a depender de como a situação se desenrole.

Para William, a quebra dos bancos pode provocar, também, impacto na inflação e na taxa de câmbio, que podem ser pouco convidativas para países emergentes como o Brasil.

Após o fechamento dos bancos citados, o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, considerou grave a situação, mas vê condições para viabilizar a redução na taxa de juros do Brasil. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 13/03/2023 16:20:03. Última edição: 13/03/2023 16:20:03

Tags: Bancos Estados Unidos Fechamento Taxa De Juros

Leia também:

Haddad: informações sobre colapso de bancos nos EUA são insuficientes

Haddad: informações sobre colapso de bancos nos EUA são insuficientes

O fechamento do Silicon Valley Bank e do Signature Bankfoi foi anunciado por autoridades financeiras norte-americanas. Segundo o ministro brasileiro, ainda não dá pra saber "o tamanho do problema"

Ministro da Fazenda diz que novo arcabouço fiscal está

Ministro da Fazenda diz que novo arcabouço fiscal está "consistente"

Durante evento em Brasília, o ministro Fernando Haddad descartou a volta da CPMF e reiterou que o compromisso da reforma tributária é garantir carga fiscal estável ao país.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi