Nova modalidade do Pix vai funcionar como débito automático e começa a valer em outubro do ano que vem. O Banco Central publicou a resolução com as novas regras nessa quinta-feira (7).
O Pix automático poderá ser usado pra fazer pagamentos como contas de água e luz, faculdade, plano de saúde. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos são automáticos.
Para quem recebe o dinheiro, as empresas, o Banco Central afirma que o Pix Automático tem o potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
A previsão é que o serviço esteja disponível para pessoas e empresas no dia 24 de outubro de 2024. Os bancos que não cumprirem esse prazo e não passarem nos testes para garantir a eficiência do sistema poderão ser multados e sofrer outras punições previstas nas regras do Pix.
A Resolução do Banco Central que trata do pagamento instantâneo também trouxe mudanças para o Pix Agendado. A maior mudança é que essa possibilidade de agendamento recorrente passe a ser obrigatória em outubro do ano que vem. Atualmente, ela é facultativa.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela - 08/12/2023 12:20:03. Última edição: 08/12/2023 12:20:03