BNDES estuda concessão com pagamento pela conservação ambiental
O BNDES vai realizar estudos para avaliar a viabilidade de um novo modelo de concessão ambiental baseado na remuneração para conservação e recuperação de florestas públicas.
O evento é promovido pela Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e reúne grandes nomes do comércio digital no mundo.
Como ampliar as exportações brasileiras pelo comércio eletrônico? Essa é a pergunta que orienta a programação da E-Xport Meeting, a Semana do E-commerce Internacional, que começou nesta terça-feira em São Paulo.
O evento é promovido pela Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e reúne grandes nomes do comércio digital no mundo.
No ano passado, o Brasil ficou no 24º lugar como maior exportador global. Mas a presença brasileira no mercado externo ainda é marcada pelas commodities, produtos como soja e minério de ferro. E apesar das micro e pequenas empresas representarem um terço, (33%) das empresas exportadoras, em média elas respondem por apenas 1% do valor exportado.
A avaliação dos especialistas é de que e-commerce é um terreno fértil para ser explorado pelos empresários brasileiros, principalmente no setor do varejo.
Mas conseguir uma fatia desse mercado é preciso enfrentar desafios. Manuela Madeira criou em 2020, em Maceió, uma empresa para vender a Dona Nani, uma cachaça suave e saborizada. A bebida que nasceu de uma receita de família já conquistou gôndolas e cardápios no Rio de Janeiro e em São Paulo, agora o a empresária estuda como ganhar o mercado internacional.
No primeiro dia de encontro, Manuela se reuniu com uma empresa de logística que já opera no exterior e pode ajudar a reduzir os custos da operação. É esse tipo de encontro que o evento quer promover.
Em 2021 as compras digitais de bens e serviços alcançaram o patamar de U$ 8,9 trilhões, o equivalente R$ 46 trilhões de reais.
Para Igor Celeste, gerente de Inteligência da Apex Brasil, o e-commerce exige novas estratégias e as empresas vão ter que se adaptar.
Entre 2016 e 2021, as vendas em lojas físicas no Brasil cresceram 2% ao ano. O crescimento do ecommerce foi 11 vezes maior: 22% ao ano.
Os maiores mercados do varejo eletrônico são a China, que responde por U$ 3,2 trilhões das compras e vendas por ano, ou R$ 16 trilhões de reais, seguida dos Estados Unidos, com U$ 2,3 trilhões, ou R$ 12 trilhões. Os dois países também tem as duas maiores plataformas de venda pela internet do mundo: Amazon e Alibaba.
Na abertura do evento as duas gigantes do e-commerce assinaram um memorando de entendimentos com a Apex Brasil para promover a venda de produtos brasileiros.
A E-Xport meeting termina na sexta-feira. O evento tem 1.800 inscritos, sendo 60% deles, micro e pequenos empresários.
Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 14/09/2022 23:42:44. Última edição: 14/09/2022 23:42:44
Tags: E-Xport Meeting Exportações
O BNDES vai realizar estudos para avaliar a viabilidade de um novo modelo de concessão ambiental baseado na remuneração para conservação e recuperação de florestas públicas.
No acumulado de 2022, o varejo ainda registra variação positiva, mas de apenas 0,4%.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.