Economia

Setor de serviços cresceu em fevereiro, depois de queda

Em comparação a fevereiro de 2022, o setor avançou 5,4%

O setor de serviços no país cresceu 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior, quando houve queda de 3,0%. Frente a fevereiro de 2022, o setor avançou 5,4%, a vigésima quarta taxa positiva consecutiva.

Com o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, o setor está 11,5% acima do nível pré-pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020 e apenas 2% abaixo do ponto mais alto da série histórica da pesquisa, ocorrido em dezembro de 2022.

Três dos cinco setores investigados avançaram na passagem de janeiro para fevereiro e, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, os segmentos mais dinâmicos seguem apresentando bom desempenho, enquanto aqueles mais afetados pela pandemia, principalmente as atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tinham do período pré-pandemia.

No indicador acumulado no primeiro bimestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 5,7% frente a igual período de 2022. Já o acumulado dos últimos doze meses foi de 7,8%, mostrando uma ligeira perda de dinamismo frente ao acumulado até janeiro, quando o crescimento foi de 8%.

 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 27/04/2023 12:25:06. Última edição: 27/04/2023 12:25:06

Tags: Economia

Leia também:

Setor de serviços cresce 1,1% em fevereiro, diz IBGE

Setor de serviços cresce 1,1% em fevereiro, diz IBGE

Na comparação com fevereiro de 2022, houve expansão de 5,4%, a 24ª taxa positiva consecutiva. Números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje pelo IBGE.

Índice que mede a inflação dos aluguéis cai 0,95% em abril

Índice que mede a inflação dos aluguéis cai 0,95% em abril

Com resultado, IGP-M acumula taxa de -0,75% no ano e de -2,17% em 12 meses. Dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi