Economia

Setor de serviços fecha o 1º semestre com alta de quase 5%

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE

O setor de serviços fechou o primeiro semestre deste ano com alta de 4,7% e, nos últimos 12 meses, 6,2%. Na passagem de maio para junho, a alta foi de 0,2%, sendo a segunda taxa positiva seguida do setor, que acumula alta de 1,6% nesse período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com o patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, o setor opera 12,1% acima, e 1,5% abaixo do ápice da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, atingido em dezembro do ano passado.   

Três das cinco atividades investigadas pela pesquisa cresceram em junho: serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 0,8%; serviços prestados às famílias, com alta de 1,9%, e serviços de informação e comunicação, com elevação de 0,5%.  

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, explica o principal destaque.  

No lado negativo, os transportes variaram - 0,3%, após terem avançado 2,2% no mês anterior. O transporte de passageiros recuou 1,2%. E o índice de atividades turísticas variou  - 0,4%, após ter avançado nos dois meses anteriores, com ganho acumulado de 4,3% nesse período.  

Dezesseis unidades da federação acompanharam o resultado positivo do país em junho, na comparação com o mês anterior. Os maiores impactos vieram de São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais. Já a principal contribuição negativa veio do Rio de Janeiro.  

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 10/08/2023 18:50:02. Última edição: 10/08/2023 18:50:02

Tags: IBGE Setor De Serviço

Leia também:

Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito

Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito

Campos Netos citou a proposta em sessão plenária no Senado, onde esteve para explicar decisões de política monetária e estabilidade financeira tomadas pelo BC no semestre anterior.

Carlos Fávaro defende regulamentação de biodiesel B20

Carlos Fávaro defende regulamentação de biodiesel B20

Ministro da Agricultura participou da abertura da 4ª Biodiesel Week. No evento, produtores pediram inclusão dos bicombustíveis no PL do Combustível do Futuro.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi