Economia

Sindusfarma projeta aumento de até 5,6% no preço dos medicamentos

A projeção foi feita com base nas regras que estabelecem o reajuste de preços de medicamentos, como o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, mais fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor.

Os remédios podem subir até 5,6% a partir deste sábado (1º). Então, é importante o consumidor começar a pesquisar para garantir um bom desconto e até fugir de preços abusivos. 

A projeção de aumento é do Sindusfarma, Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo. E foi feita com base nas regras que estabelecem o reajuste de preços de medicamentos, como o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, mais fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor. 

O aposentado Gilberto Camargos, morador de Vicente Pires, no Distrito Federal, conta que possui toda renda comprometida com medicamentos. 

Um estudo do Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias. Caso, por exemplo, do Clavulin, antibiótico, que pode chegar até 86% de diferença nos preços. Já nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384% no Omeprazol, remédio para gastrite, e 91,9% no Atenalol, um anti-hipertensivo. 

Para a coordenadora do Programa de Saúde do Idec, Ana Carolina Navarréte, o consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas ou até participar de programas das empresas que pedem o CPF para encontrar os melhores valores

O reajuste nos remédios é feito anualmente, a partir de 31 de março, pela CMED, Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. 

O aumento este ano vai atingir cerca de 10 mil medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 28/03/2023 13:45:03. Última edição: 28/03/2023 13:45:03

Tags: Medicamentos IPCA

Leia também:

Alckmin defende reforma tributária e diz que “nosso modelo é caótico”

Alckmin defende reforma tributária e diz que “nosso modelo é caótico”

“Ele [o modelo tributário] dificulta a exportação porque acumula crédito e não estimula investimentos", disse Alckmin. Para ele, a reforma tributária traz eficiência econômica.

Ipea revê para cima projeção da inflação em 2023

Ipea revê para cima projeção da inflação em 2023

Revisão para o IPCA, de 4,9% para 5,6%, ocorre por causa do “desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços, especialmente os relativos à educação”.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi