Trabalhador sem carteira assinada atingiu número recorde em 2022
Setores que mais influenciaram o mercado de trabalho foram comércio e serviços. A agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura tiveram queda da população ocupada.
A taxa de desemprego terminou 2022 em queda no país: 9,3%. O resultado é inferior aos 13,2% registrados em 2021. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, divulgada, nesta terça-feira, pelo IBGE.
A taxa de desemprego terminou 2022 em queda no país: 9,3%, menor patamar desde 2015. O resultado é inferior aos 13,2% registrados em 2021.
Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, divulgada, nesta terça-feira (28), pelo IBGE.
O nível médio de ocupação, ou seja, o percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão efetivamente ocupadas, ficou acima de 56% no ano passado, depois de atingir o pior desempenho em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, com 51,2%.
O IBGE também registrou queda na taxa média anual da informalidade na virada de 2021 para 2022, de 40,1% para 39,6%.
Para Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, o resultado mostra a tendência de recuperação do mercado após o impacto da pandemia.
Em relação a setores, o crescimento do mercado de trabalho foi disseminado. A pesquisa destaca atividades comerciais e de reparação de veículos, que acumularam ganho de aproximadamente 9%, chegando a mais de 18 milhões de pessoas empregadas.
Em relação à pesquisa que engloba “outros serviços”, o IBGE verificou no período avaliado o maior percentual de aumento na ocupação, atingindo cerca de cinco milhões de trabalhadores.
Já o setor de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura registrou índice negativo: menos 1,6%.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitoria Santos / Alessandra Esteves - 28/02/2023 16:05:04. Última edição: 28/02/2023 16:05:04
Tags: Desemprego Pnad IBGE
Setores que mais influenciaram o mercado de trabalho foram comércio e serviços. A agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura tiveram queda da população ocupada.
Objetivo é equilibrar os preços da companhia aos mercados nacional e internacional, por meio uma convergência gradual, diz a Petrobras, em nota divulgada nesta terça-feira.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.