Economia

Tebet diz que governo concorda com mudanças no novo arcabouço fiscal

Uma das propostas é a inclusão do piso da enfermagem na meta de gastos

Um dia antes da apresentação do relatório do arcabouço fiscal, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o governo tem conversado com o relator e que concorda com as alterações que serão propostas. Entre elas, a inclusão na meta de gastos do piso da enfermagem e dos investimentos em estatais não dependentes. Ao participar de audiência no Senado, a ministra afirmou que essas questões chegaram a ser discutida lá atrás, antes da apresentação do texto, e que se não alterarem o ponto central do projeto, não haverá impedimentos por parte do governo.

Sobre o endurecimento das regras em caso de descumprimento das metas, o relator vai propor um prazo de contingenciamento dos recursos de três meses. O texto inicial do governo não previa essa punição. A ministra disse que, em conversas, veio a sugestão para que o bloqueio seja quadrimestral, mas que esse ajuste no prazo, de 4 ou 3 meses, não será impedimento para que o governo acate a regra. É aquele prazo, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, para o bloqueio dos gastos que ocorre durante o ano. Hoje, é de dois meses, o que é muito apertado, segundo a ministra, porque impede investimentos e liberação de emendas e recursos para obras paradas.

A ministra complementou dizendo que o Congresso tem a legitimidade para fazer as alterações necessárias no texto, e que os pontos estão sendo discutidos amplamente. Ela falou também sobre a indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, que ele tem amplo diálogo com a classe política e com o BC, além de uma boa relação e experiência.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 09/05/2023 20:10:03. Última edição: 09/05/2023 20:10:03

Tags: Simone Tebet Arcabouço Fiscal Meta De Gastos

Leia também:

Feira Nacional da Reforma Agrária começa quinta-feira em São Paulo

Feira Nacional da Reforma Agrária começa quinta-feira em São Paulo

Além de 95 pratos típicos de todo o país, estarão à venda 1,5 mil produtos agrícolas saudáveis, vindos de mais de 1,2 mil municípios onde famílias do MST estão organizadas.

Galípolo garante que vai alinhar as políticas econômicas do BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez a indicação de Galípolo.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi