Economia

Vendas do comércio varejista crescem 0,7% em julho

O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 11,7%. Segundo a pesquisa do IBGE, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho.

As vendas do comércio varejista cresceram 0,7% em julho na comparação com junho, quando a alta ficou em 0,1%. Esse é o segundo mês consecutivo de resultado positivo. Com isso, o setor acumula expansão de 1,5% no  ano e de 1,6% em 12 meses.

Vendas do comércio varejista crescem 0,7% em julho

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com os resultados anunciados agora, o comércio varejista está 2,2% abaixo do nível recorde da série, de outubro de 2020.  

Na comparação entre julho e junho, quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas. O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 11,7%. Segundo a pesquisa, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho.  

A segunda maior alta foi no setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que apresentou expansão de 8,4%. O gerente da Pesquisa Mensal Contínua do IBGE, Cristiano Santos,  explicou que o setor se recuperou graças às estratégias aplicadas nos últimos meses.  

A pressão menor da inflação foi a responsável por aumentar as vendas no ramo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve crescimento de 0,3% em julho na comparação com junho.  

Já o volume de vendas no comércio varejista ampliado teve retração de 0,3% no período avaliado. A queda de 6,2% nas atividades de veículos e motos, partes e peças influenciou no resultado do segmento.  

Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado tem alta acumulada de 2,3% na média nacional.  

Nos estados, foi registrado em um ano crescimento em 24 unidades da federação, com destaque para Bahia. Apenas Mato Grosso do Sul, Roraima e Goiás obtiveram resultados negativos.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Victoria Santos / Alessandra Esteves - 15/09/2023 15:50:02. Última edição: 15/09/2023 15:50:02

Tags: IBGE Vendas Comércio Varejista Julho

Leia também:

Taxa de sindicalização cai para 9% em 2022, diz IBGE

Taxa de sindicalização cai para 9% em 2022, diz IBGE

Entre os estados, o mais sindicalizado é o Piauí, com 18,8%. Já o Amazonas tem a menor taxa de sindicalização, 4%.

Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE

Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE

No acumulado do ano, o resultado é positivo em 1,5%. Em 12 meses, há uma expansão de 1,6%. Dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, do instituto.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi