Taxa de sindicalização cai para 9% em 2022, diz IBGE
Entre os estados, o mais sindicalizado é o Piauí, com 18,8%. Já o Amazonas tem a menor taxa de sindicalização, 4%.
O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 11,7%. Segundo a pesquisa do IBGE, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho.
As vendas do comércio varejista cresceram 0,7% em julho na comparação com junho, quando a alta ficou em 0,1%. Esse é o segundo mês consecutivo de resultado positivo. Com isso, o setor acumula expansão de 1,5% no ano e de 1,6% em 12 meses.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com os resultados anunciados agora, o comércio varejista está 2,2% abaixo do nível recorde da série, de outubro de 2020.
Na comparação entre julho e junho, quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas. O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 11,7%. Segundo a pesquisa, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho.
A segunda maior alta foi no setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que apresentou expansão de 8,4%. O gerente da Pesquisa Mensal Contínua do IBGE, Cristiano Santos, explicou que o setor se recuperou graças às estratégias aplicadas nos últimos meses.
A pressão menor da inflação foi a responsável por aumentar as vendas no ramo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve crescimento de 0,3% em julho na comparação com junho.
Já o volume de vendas no comércio varejista ampliado teve retração de 0,3% no período avaliado. A queda de 6,2% nas atividades de veículos e motos, partes e peças influenciou no resultado do segmento.
Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado tem alta acumulada de 2,3% na média nacional.
Nos estados, foi registrado em um ano crescimento em 24 unidades da federação, com destaque para Bahia. Apenas Mato Grosso do Sul, Roraima e Goiás obtiveram resultados negativos.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Victoria Santos / Alessandra Esteves - 15/09/2023 15:50:02. Última edição: 15/09/2023 15:50:02
Tags: IBGE Vendas Comércio Varejista Julho
Entre os estados, o mais sindicalizado é o Piauí, com 18,8%. Já o Amazonas tem a menor taxa de sindicalização, 4%.
No acumulado do ano, o resultado é positivo em 1,5%. Em 12 meses, há uma expansão de 1,6%. Dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, do instituto.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.