Economia

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 0,8% em março deste ano, na comparação com fevereiro, quando ficou estável. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que esse aumento marca um cenário de consolidação econômica. 

 “Esse crescimento é o terceiro ponto seguido com variações não negativas. A passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023 havia registrado 3,9% de crescimento e a passagem de janeiro para fevereiro representou uma estabilidade, ou seja 0,0%.” 

O varejo cresceu 1,5% na média móvel trimestral, 3,2% na comparação com março de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,2% no acumulado de 12 meses. 

Apesar da alta no setor, quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram queda na passagem de fevereiro para março: as mais significativas foram nas categorias tecidos, vestuário e calçados, de -4,5% e no grupo outros artigos de uso pessoal e doméstico, com -2,2%. 

O setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo permaneceu estável. A alta do varejo foi puxada apenas por três segmentos: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, de 7,7%, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, de 0,7% e móveis e eletrodomésticos, de 0,3%. 

A receita nominal do comércio varejista teve altas de 2,5% na comparação com fevereiro, 7% em relação a março do ano passado, 8,6% no acumulado do ano e 12,6% no acumulado de 12 meses. 

O volume de vendas do varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e veículos/peças cresceu 3,6% na passagem de fevereiro para março, com altas de 3,7% na atividade de veículos, motos, partes e peças e de 0,2% nos materiais de construção. 

 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 17/05/2023 12:35:02. Última edição: 17/05/2023 12:35:02

Tags: IBGE Comércio Vendas Varejo

Leia também:

Brasil ficou caro antes de ficar rico, diz Alckmin

Brasil ficou caro antes de ficar rico, diz Alckmin

Para Alckmin, o sistema tributário brasileiro é muito complexo e a reforma tributária deve ser votada no Congresso o quanto antes para melhorar a segurança jurídica e atrair investimentos.

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março

Receita nominal do varejo teve altas de 2,5% na comparação com fevereiro, 7% em relação a março de 2022, 8,6% no acumulado do ano e 12,6% no acumulado de 12 meses.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi