Economia

Vendas do varejo crescem 3,8% em janeiro, recorde para o mês

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (12), e mostram que o setor finalmente interrompeu uma trajetória desfavorável que vinha desde setembro do ano passado.

As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 3,8% em janeiro deste ano, um recorde para o primeiro mês do ano desde o início da série, no ano 2000. 

Esse aumento também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021 e nos últimos 12 meses, a alta acumulada está em 1,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (12), e mostram ainda que o setor finalmente interrompeu uma trajetória desfavorável que vinha desde setembro do ano passado.  

De acordo com o IBGE, responsável pelo estudo, o número positivo foi disseminado, já que sete das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento em janeiro.

O grande destaque foi o setor de tecidos, vestuário e calçados, que teve um aumento nas vendas de quase 28% depois de quatro meses de queda. 

Outro grupo com grande influência para o resultado geral foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve aumento de 2,3% após dois meses de retração. A pesquisa também aponta que o crescimento do varejo com relação a janeiro do ano passado foi de 2,6%, mas de acordo com o gerente do IBGE, Cristiano Santos, outros setores se destacam nessa base de comparação.

A pesquisa também trouxe boa notícia para o varejo ampliado, que inclui também os setores de veículos, motos, partes e peças, de material de construção e a partir deste mês, um novo grupo, o dos estabelecimentos de atacado de alimentos, bebidas e fumo. Nesse caso, a variação foi positiva em 0,2% na comparação com dezembro e de 0,5% frente a janeiro do ano passado. Isso fez com que o varejo ampliado nacional esteja 3,3% acima do patamar pré-pandemia. 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 12/04/2023 17:55:01. Última edição: 12/04/2023 17:55:01

Tags: Vendas Varejo Recorde Janeiro IBGE

Leia também:

CNI reduz previsão de crescimento da economia de 1,6% para 1,2%

A entidade considera que os juros altos funcionam como um “freio de mão” para a atividade econômica. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%.

Vendas do varejo crescem 3,8% em janeiro, recorde para o mês

Vendas do varejo crescem 3,8% em janeiro, recorde para o mês

Segundo o IBGE, sete das oito atividades pesquisadas tiveram aumento. O destaque é o setor de tecidos, vestuário e calçados, cujas vendas registraram alta de 27,9%, após quatro meses de queda.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi