Economia

Vendas no comércio crescem 0,6% em setembro, diz IBGE

As vendas dos Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo que fizeram com que o varejo tivesse aumento geral nas vendas no mês passado. Com alta de 1,6%, este setor está mais de 9% acima do nível pré-pandêmico.

As vendas no comércio varejista no país cresceram 0,6% na passagem de agosto para setembro, superando a ligeira queda registrada na medição anterior. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o avanço foi de 3,3%. Agora, o setor acumula alta de 1,8% no ano e de 1,7% em 12 meses.

Vendas no comércio crescem 0,6% em setembro, diz IBGE

O resultado de setembro coloca o varejo quase 5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas ainda 1,5% abaixo do seu melhor desempenho, em outubro do mesmo ano.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE. 

Apesar do resultado geral positivo, apenas três das oito atividades analisadas tiveram o mesmo desempenho. Mas foram as vendas dos Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo que fizeram com que o varejo tivesse aumento geral nas vendas no mês passado. Com alta de 1,6%, este setor está mais de 9% acima do nível pré-pandêmico.

De acordo com os analistas do IBGE, isso mostra que as famílias estão voltando ao consumo, principalmente, para os itens de primeira necessidade. Na passagem de agosto para setembro, esse setor representou cerca de 56% do total de volume de vendas do varejo.

Na outra ponta, entre as cinco atividades com resultado negativo, a maior queda foi verificada no setor de combustíveis e lubrificantes: 1,7%, que também exerceu o maior impacto negativo.

Segundo o IBGE, os postos de gasolina até tiveram crescimento em suas receitas, mas não o suficiente para superar a inflação. 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 08/11/2023 12:55:03. Última edição: 08/11/2023 12:55:03

Tags: Vendas Comércio Economia IBGE

Leia também:

Haddad cita acordo e quer aprovação rápida de novo marco para seguros

Haddad cita acordo e quer aprovação rápida de novo marco para seguros

Ministro afirmou ter a expectativa de que tema seja discutido no Senado “nas próximas semanas” e de que “seja votado em caráter terminativo até o fim desse ano ou, no mais tardar, no início do ano que vem”.

Prefeitura de São Paulo vai processar Enel por falta de energia

Prefeitura de São Paulo vai processar Enel por falta de energia

Um apagão após fortes chuvas impactou 2,1 milhões de pessoas atendidas pela Enel. Empresa havia indicado que restabeleceria o fornecimento de energia. Prefeitura acionará o Procon e a Aneel.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi