Economia

Vendas no comércio têm leve queda em agosto, aponta IBGE

As vendas recuaram 0,2%, na comparação com julho. Em relação a agosto de 2022, o volume de vendas cresceu 2,3%. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 1,7%.

As vendas no comércio tiveram leve queda de 0,2% em agosto, na comparação com julho. O dado faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo IBGE. O resultado é considerado estável.

Vendas no comércio têm leve queda em agosto, aponta IBGE

Em relação a agosto de 2022, o volume de vendas cresceu 2,3%. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 1,7%.

Metade dos oito setores pesquisados teve números negativos. As maiores quedas foram nas categorias Outros artigos de uso pessoal e doméstico, de -4,8%, e Livros, jornais, revistas e papelaria, que caiu 3,2%.

A pesquisa avalia que a redução foi resultado de crises contábeis em grandes cadeias de lojas.

Já os setores com as maiores altas foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e combustíveis e lubrificantes, ambos com 0,9% de aumento.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram a terceira alta seguida. Segundo o IBGE, isso tem a ver com a desaceleração da inflação na parte alimentícia.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas recuaram 1,3% na comparação com julho, mas apresentam crescimento de 2,7% no acumulado de 12 meses.

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 18/10/2023 15:10:05. Última edição: 18/10/2023 15:10:05

Tags: Vendas Do Comércio IBGE

Leia também:

Governo reinstala Conselho Nacional de Economia Solidária 

Governo reinstala Conselho Nacional de Economia Solidária 

Conselheira Francisca da Silva, representante de Minas Gerais, diz que empreendimentos de economia popular e solidária precisam ser beneficiados com menos tributos.

Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro

Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro

Moradores de 98 municípios do Rio Grande do Sul, 160 de Santa Catarina e 55 do Amazonas afetados pelas chuvas e pela seca, também recebem nesta quarta, independentemente do NIS.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi