Economia

Volume de comércio varejista recua 0,8% em julho, aponta IBGE

No acumulado de 2022, o varejo ainda registra variação positiva, mas de apenas 0,4%.

O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 0,8% em julho, na comparação com junho, chegando ao terceiro mês consecutivo de queda. Com relação a julho do ano passado, a redução é de 5,2%. No acumulado de 2022, o varejo ainda registra variação positiva, mas de apenas 0,4%. Já nos últimos 12 meses, a soma é negativa em 1,8%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira, pelo IBGE. A redução reflete o comportamento de nove das 10 atividades pesquisadas. Apenas a venda de combustíveis e lubrificantes teve alta, de 12,2%.

Já as maiores quedas foram observadas nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados, com queda de 17,1% e de móveis e eletrodomésticos, que teve desempenho negativo em 3,0%.

Ainda de acordo com o IBGE, o resultado comprova a trajetória irregular que o setor vem tendo desde o período mais grave da pandemia, e coloca o comércio praticamente no mesmo patamar de fevereiro de 2020. Nesta comparação, aparecem desigualdades significativas entre as diversas atividades. Enquanto os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentam alta de 20,7% e os combustíveis e lubrificantes têm aumento de 11,3%, a venda de livros, jornais, revistas e papelaria foi 37,2% menor e a de tecidos, vestuário e calçados teve queda de 25,6%.

O IBGE identificou que as vendas no varejo, caíram em 20 das 17 unidades da federação, na passagem de junho para julho. Os destaques negativos foram a Bahia e o Rio de Janeiro, com reduções de 3,1%. Na outra ponta, o setor registrou aumento de 3,5% no Mato Grosso e de 1,7% no Paraná.

 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 14/09/2022 23:42:40. Última edição: 14/09/2022 23:42:40

Tags: IBGE Comércio

Leia também:

Norte e Nordeste ocupam últimas posições em ranking de competitividade

O ranking tem 86 indicadores, distribuídos em dez temas, como infraestrutura, educação e solidez fiscal e quer servir de apoio para o monitoramento de políticas públicas.

Guedes diz que PIB pode chegar a crescimento de 3% até fim do ano

Segundo o ministro da Economia, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto hoje já está em 2,6%.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi