A previsão é que as primeiras escolas sejam conectadas ao 5G até o final de novembro deste ano, alcançando 177 em 10 municípios brasileiros até março do próximo ano.
O projeto piloto para levar internet 5G para escolas públicas deve ser concluído em março de 2023, conforme estimativa do grupo da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, responsável pela iniciativa.
A previsão é que as primeiras escolas sejam conectadas ao 5G até o final de novembro deste ano, alcançando 177 em 10 municípios brasileiros até março do próximo ano.
O programa ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, que informou que vai deliberar sobre o tema o mais rápido possível.
Serão contemplados dois municípios de cada uma das cinco regiões brasileiras, entre eles, Pau D’Arco, no Pará, Baía da Traição, na Paraíba, Cavalcante, em Goiás, Silva Jardim, no Rio de Janeiro, e Entre Rios, em Santa Catarina.
O superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, apresentou, nesta segunda-feira, o cronograma de implementação do 5G nessas escolas e ressaltou que o objetivo é igualar o nível da conectividade de todas as escolas da rede pública dos municípios atendidos.
O projeto piloto prevê internet nessas localidades pelos próximos três anos e servirá de referência para conectar as mais de 12 mil escolas sem rede no Brasil, cumprindo assim a determinação do edital do 5G, que reservou mais de R$ 3 bilhões para financiar a internet nas instituições de ensino.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 01/11/2022 15:14:37. Última edição: 01/11/2022 15:14:37