Cebraspe arcará com custos extras de aplicação de provas do Enem 2023
Segundo ministro, empresa se comprometeu a realizar as provas do Enem, por cometer erros na definição dos locais de realização das provas de aproximadamente 50 mil inscritos.
O Espírito Santo liderou o ranking de cursos e estudantes com as melhores notas no exame e as instituições públicas tiveram desempenho melhor que as privadas.
Apenas 5,5% dos cursos superiores do país atingiram o conceito 5 no Enade 2022, a nota máxima. Dos quase 10 mil cursos avaliados, 487 apresentaram o melhor desempenho.
Outros 1.800 cursos conseguiram nota 4, que indica bom desempenho. Por outro lado, 2.600 tiveram nota 1 ou 2, as mais baixas.
O Espírito Santo liderou o ranking de cursos e estudantes com as melhores notas no exame e as instituições públicas tiveram desempenho melhor que as privadas. Esses são os números do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que foram divulgados nesta terça-feira (31).
O ministro Camilo Santana, disse que o MEC vai alterar a portaria para que os cursos de licenciaturas sejam examinados todos os anos, além disso anunciou projeto de lei para criar uma agência reguladora para os cursos superiores.
O presidente do Inep, Manoel Palacios, destacou a proposta de incluir uma avaliação in loco das instituições para observar o estágio supervisionado. Saúde, Educação e Engenharia devem ser as primeiras.
Nesta edição do Enade foram avaliados cursos de 26 áreas, como administração, ciências contábeis e jornalismo.
Quase 600 mil estudantes de 1.800 instituições participaram.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 31/10/2023 18:15:02. Última edição: 31/10/2023 18:15:02
Tags: Enade Curso Superior Nota Avaliação
Segundo ministro, empresa se comprometeu a realizar as provas do Enem, por cometer erros na definição dos locais de realização das provas de aproximadamente 50 mil inscritos.
Para o ministro, a criação da agência terá uma estrutura mais ágil e mais eficiente de avaliação e supervisão dos cursos e de entidades educacionais de ensino superior.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".