Mais de 780 auditores de 32 Tribunais de Contas inspecionam mais de mil escolas estaduais e municipais de todo o Brasil para verificar a infraestrutura dessas instituições públicas de ensino.
Eles participam da Operação Educação e, durante as visitas, avaliam a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também serão verificados aspectos ligados à segurança, à prevenção de incêndios e higiene; e à limpeza dos estabelecimentos de ensino.
Dados do Censo Escolar 2022 apontam que pelo menos 12 milhões e 900 mil estudantes da educação básica da rede pública frequentam unidades que apresentam algum problema de infraestrutura. Quase um milhão deles estão matriculados em estabelecimentos de ensino sem acesso à água potável; e 390 mil estudam em escolas sem banheiros.
Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, explicou o que será feito a partir dos dados coletados ao longo dessa fiscalização.
Os dados nacionais serão concentrados no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, criador da metodologia da fiscalização e do sistema informatizado. Com esse programa, a operação pode ser acompanhada, em tempo real, por meio de fotos e vídeos enviados pelos agentes em campo.
Nos Estados, cada Tribunal de Contas tem sua própria sala de gestão. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados na próxima quinta-feira, 27 de abril.
Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque - 25/04/2023 12:55:03. Última edição: 25/04/2023 12:55:03