Educação

Auditores de tribunais de contas inspecionam mais de mil escolas

É a Operação Educação que verifica a infraestrutura desses colégios

Mais de 780  auditores de 32 Tribunais de Contas inspecionam mais de mil escolas estaduais e municipais de todo o Brasil para verificar a infraestrutura dessas instituições públicas de ensino.  

Eles participam da Operação Educação e, durante as visitas, avaliam a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também serão verificados aspectos ligados à segurança, à prevenção de incêndios e higiene; e à limpeza dos estabelecimentos de ensino.  

Dados do Censo Escolar 2022 apontam que pelo menos 12 milhões e 900 mil estudantes da educação básica da rede pública frequentam unidades que apresentam algum problema de infraestrutura. Quase um milhão deles estão matriculados em estabelecimentos de ensino sem acesso à água potável; e 390 mil estudam em escolas sem banheiros.  

Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, explicou o que será feito a partir dos dados coletados ao longo dessa fiscalização. 

Os dados nacionais serão concentrados no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, criador da metodologia da fiscalização e do sistema informatizado. Com esse programa, a operação pode ser acompanhada, em tempo real, por meio de fotos e vídeos enviados pelos agentes em campo.  

Nos Estados, cada Tribunal de Contas tem sua própria sala de gestão. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados na próxima quinta-feira, 27 de abril. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque - 25/04/2023 12:55:03. Última edição: 25/04/2023 12:55:03

Tags: Escolas Públicas

Leia também:

Semana da Inovação comemora os 20 anos do Parque Tecnológico da UFRJ

Semana da Inovação comemora os 20 anos do Parque Tecnológico da UFRJ

Durante os três dias de evento, serão expostas tecnologias desenvolvidas dentro dos laboratórios da UFRJ por professores, alunos e parceiros, entre eles um barco movido a energia solar.

USP abre edital para bolsas de pós-doutorado a pesquisadores negros

USP abre edital para bolsas de pós-doutorado a pesquisadores negros

Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi