Enade: termina hoje prazo para estudantes preencherem questionário
O Enade é parte do Sinaes, um sistema que avalia as instituições e os cursos de graduação brasileiros e que permite conhecer a qualidade do ensino superior no país.
Os recursos estavam congelados desde segunda-feira, quando diversas instituições de ensino receberam comunicados congelando o orçamento até o fim do ano.
Entidades do ensino superior informaram, nesta quinta-feira, que o bloqueio de R$ 366 milhões na verba das universidades e dos institutos federais foi suspenso. Os recursos estavam congelados desde segunda-feira, quando diversas instituições de ensino receberam comunicados congelando o orçamento até o fim do ano.
O desbloqueio das verbas foi informado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O Ministério da Educação não comentou o desbloqueio nem informou se o restante da verba bloqueada na pasta será liberado.
Na terça-feira (29), o Ministério da Educação tinha informado que estava buscando alternativas com a Casa Civil e o Ministério da Economia para reverter o bloqueio. Também na terça, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, tinha informado que o contingenciamento seria reavaliado ao longo de dezembro, com a publicação de uma edição extra do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas.
*Com informações da Agência Brasil
Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Agência Brasil - 02/12/2022 04:51:36. Última edição: 02/12/2022 04:51:36
Tags: Bloqueio Do Orçamento Orçamento Para Educação
O Enade é parte do Sinaes, um sistema que avalia as instituições e os cursos de graduação brasileiros e que permite conhecer a qualidade do ensino superior no país.
De acordo com o Inep, 598.116 estudantes concluintes do ensino superior estão inscritos no exame. Portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".