Educação

Brasil está entre os últimos colocados em ranking sobre leitura

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura 2021 avaliou o desempenho de estudantes do quarto ano do ensino fundamental. No Brasil, participaram quase cinco mil alunos de 187 escolas.

O Brasil ficou entre os últimos colocados em um ranking internacional de leitura que avaliou o desempenho de estudantes do quarto ano do ensino fundamental.

Na primeira participação no exame, o Brasil ficou atrás de países como Azerbaijão, Uzbequistão e Kosovo, mas a frente de Irã, Jordânia, Egito e África do Sul. Aparecem no topo da lista Singapura, Irlanda e Hong Kong.  

Nesta edição, o estudo avaliou mais de 400 mil estudantes de 13 mil escolas. No Brasil, participaram quase cinco mil alunos de 187 escolas. 
A avaliação apontou que, aproximadamente, 38% dos estudantes brasileiros não dominam as habilidades básicas de leitura, como saber recuperar e reproduzir um pedaço de informação explicitamente declarada no texto. 

A doutora em educação, fundadora do Instituto Ler+, Sandra Puliezi, diz que o Brasil vive uma situação ruim na educação e que é preciso melhorar a formação de professores, a elaboração de currículos e a qualidade dos materiais didáticos.  

O relatório destaca que no Brasil nem todas as crianças têm acesso às melhores oportunidades educacionais.  

O diretor-fundador do Iede, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, Ernesto Martins Faria, destaca a importância da equidade para a educação. 

O estudo mostra ainda que os estudantes com baixa proficiência no primeiro ciclo possuem mais chances de repetir o baixo desempenho ao longo de sua trajetória educacional, em todas as áreas do conhecimento.  

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 21/05/2023 12:35:02. Última edição: 21/05/2023 12:35:02

Tags: Leitura Ranking Desempenho Estudantes Estudo

Leia também:

INEP divulga resultado dos recursos para isenção na prova do Enem 2023

Os interessados em fazer o ENEM 2023, isentos ou não, devem realizar a inscrição, entre os dias 5 e 16 de junho, na página do participante.

Professores da rede estadual de ensino do Rio decidem manter greve

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado (Sepe), a proposta de aumento apresentada pelo Governo incorpora o piso nacional do magistério apenas para a parcela dos professores que estão abaixo do piso.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi