Educação

Brasil registrou queda na produção científica em 2022

O país teve redução de 7,4% na publicação de artigos científicos no período. O Brasil vinha crescendo sua produção de artigos anualmente desde 1996 quando os dados começaram a ser contabilizados.

A produção científica mundial cresceu 6,1% em 2022 em comparação ao ano anterior. Apesar do saldo global positivo, 23 países tiveram queda no número de artigos científicos publicados no ano passado em relação a 2021. Entre eles, o Brasil, que registrou uma queda de 7,4% na publicação de artigos científicos no período. O país vinha crescendo sua produção de artigos anualmente desde 1996 quando os dados começaram a ser contabilizados.    

O relatório é da editora de periódicos científicos Elsevier em parceria com a Agência de Notícias Bori.  

A contagem é realizada a partir da listagem de mais de 10 mil artigos científicos publicados em 2022, por 51 países. Brasil e Ucrânia tiveram a maior perda de produção científica entre os países analisados. 

Segundo o relatório, no Brasil, foram consideradas as instituições de pesquisa do país com mais de mil artigos científicos publicados em 2021 para o comparativo com 2022. Nesse recorte, 35 unidades de ensino foram analisadas, e apenas a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, não sofreu redução importante na produção científica em 2022.   

Pelo volume da produção acadêmica publicada ano a ano, e mesmo não sendo unidades de ensino superior, também fazem parte da lista entidades brasileiras, como a Embrapa, que é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; e a Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz.

A análise mostra ainda que alguns setores da ciência brasileira sofreram um percentual de queda na publicação de artigos científicos ainda maior que a média geral brasileira. É o caso das Ciências Agrárias, que teve um decréscimo de 13,7%.   

Em cenário oposto, a China, os Estados Unidos e a Índia foram os países com maior número de publicações científicas no mundo, respectivamente. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes - 24/07/2023 14:20:03. Última edição: 24/07/2023 14:20:03

Tags: Produção Científica

Leia também:

Prouni divulga resultado da segunda chamada para o 2º semestre

Agora é hora de validar as informações. Essa etapa vai até o próximo dia 3 e pode ser feita virtualmente ou presencialmente, na própria instituição para a qual o estudante foi selecionado.

Prouni: MEC inicia segunda chamada para comprovação de documentos

Prouni: MEC inicia segunda chamada para comprovação de documentos

Pré-selecionados que concorrem às bolsas integrais devem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo, atualmente em R$1.980, por pessoa.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi