Segundo dia de provas do Enem 2022 é neste domingo
Para fazer o exame em mais de 1,7 mil municípios é obrigatório apresentar o documento de identidade e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Apenas 37% dos estudantes que terminaram o 5º ano do ensino fundamental conseguiram um nível de aprendizado adequado de matemática. Em língua portuguesa esse índice chega a pouco mais da metade.
Os estudantes da maioria das escolas brasileiras tem entre 3 a 4 anos de defasagem de ensino em comparação com os estudantes dos países da OCDE, que reúne os países mais ricos do mundo. O cenário é ruim, mas é ainda pior na área de matemática.
Apenas 37% dos estudantes que terminaram o 5º ano do ensino fundamental conseguiram um nível de aprendizado adequado de matemática. Em língua portuguesa esse índice chega a pouco mais da metade. Os resultados são do SAEB, o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
A situação fica ainda mais grave à medida que avançam os anos de escolaridade. No 9º ano, o último do ensino fundamental, cai para 15% a proporção de alunos com formação adequada em matemática. No terceiro ano do ensino médio, a proporção é de apenas 5% dos alunos.
Para Cleyton Gontijo, professor do departamento de matemática da UNB, o cenário é preocupante e exige um esforço concentrado de todas as esferas de governo.
A desigualdade é outro desafio da educação brasileira. Enquanto entre os estudantes de pele branca, 56% tiveram aprendizado de matemática adequado, entre os de pele preta esse índice ficou em cerca de 30%.
Para Ernesto Faria, diretor do IEDE, um centro de pesquisas que mapeia boas práticas de educação no Brasil e um dos fundadores da plataforma QEDU, diminuir a desigualdade passa pelo enfrentamento ao racismo.
A defasagem histórica ficou mais grave com a pandemia de covid. Sem aulas presenciais e sem equipamentos adequados o nível de aprendizado caiu em todas as áreas. E matemática, mais uma vez, teve o pior resultado. Em 2019, o índice geral de alunos que concluíram o 5º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado foi de 47%. Caiu mais de 10 pontos percentuais em 2021, depois de um longo período de ensino a distância. Em língua portuguesa, a queda foi de 6 pontos percentuais. Saindo de 57 para 51%.
Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde - 01/12/2022 21:06:25. Última edição: 01/12/2022 21:06:25
Tags: Sistema De Avaliação Da Educação Básica
Para fazer o exame em mais de 1,7 mil municípios é obrigatório apresentar o documento de identidade e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Serão cinco dias de atividades com mesas-redondas, músicas, oficinas, filmes, saraus e jogos. Há, ainda, programações paralelas, com estandes de editoras e autores.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".