Educação

Brasileira vence prêmio da Unesco na área de educação

Carina Alves recebeu, nesta quinta-feira, em uma cerimônia na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, o Prêmio Confúcio de Alfabetização.

Idealizadora do projeto Literatura Acessível, a brasileira Carina Alves recebeu, nesta quinta-feira, em uma cerimônia na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, o Prêmio Confúcio de Alfabetização.

Organizado pela Unesco, o prêmio contempla iniciativas voltadas para o fortalecimento da educação. O evento também marca o Dia Internacional da Alfabetização, nesta quinta-feira, dia 8.

O projeto Literatura Acessível tem como objetivo promover a inclusão e a participação social de pessoas com deficiência por meio da educação, do esporte e da cultura. 

Há 20 anos trabalhando com crianças e jovens com deficiência, Carina Alves não esconde a emoção que sentiu ao ter o projeto indicado ao prêmio, ao lado de trabalhos do Reino Unido, Índia, Malásia, África do Sul, e Emirados Árabes. Fundadora do Instituto Incluir, ONG carioca de projetos de inclusão, Carina comemora a premiação que destinará 30 mil dólares ao Instituto.

O projeto Literatura Acessível já tem 8 anos desde sua criação e já inscreveu mais de 2 mil alunos. Além dos livros de acessibilidade, com linguagem em braille, libras, audiodescrição e pictogramas, o Literatura Acessível também oferece e-books gratuitos e um aplicativo.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 14/09/2022 23:43:05. Última edição: 14/09/2022 23:43:05

Tags: Educação Unesco Acessibilidade

Leia também:

CIEE está com inscrições abertas para exposição virtual

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) continua com inscrições abertas para mais uma edição da Expo CIEE Virtual, que começa na próxima segunda-feira.

Movimento Pró-Criança oferece curso online e gratuito sobre currículo

Podem participar jovens de todo o país já que as onze vídeo aulas serão oferecidas por meio de uma plataforma exclusiva que vai ajudar na preparação para o mercado de trabalho.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi