Educação

Cientistas estrangeiros vão trabalhar no Brasil

Os pesquisadores foram selecionados pela Fundação Carlos Chagas

Nove cientistas de zonas de guerra e áreas sob conflitos vão trabalhar no Brasil. Eles foram selecionados em um edital inédito da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a Faperj.

Participam refugiados da Ucrânia, Rússia, Irã e Síria, que serão acolhidos por cientistas das universidades Federal do Rio de Janeiro, Federal Fluminense, Federal Rural do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Inmetro e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Os selecionados terão laboratórios para dar continuidade As suas pesquisas em áreas como Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Exata e da Terra e Ciências Agrárias.  

Cada um deles contará com uma bolsa mensal no valor de R$ 9 mil, passagens de ida e volta, seguro viagem e um valor para auxílio instalação. Vânia Paschoalin, assessora internacional da Faperj, destaca a expectativa em torno do trabalho que será realizado por esses pesquisadores.  

O período de permanência do cientista estrangeiro no Rio de Janeiro será de até 12 meses e os pesquisadores anfitriões também receberão auxílio à pesquisa, para ser investido na instituição fluminense, como explica Vânia.  

A previsão é de que duas novas edições desta chamada sejam lançadas, com o mesmo objetivo, uma este ano e outra em 2024.

 

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Tâmara Freire / Beatriz Albuquerque - 14/04/2023 13:15:06. Última edição: 14/04/2023 13:15:06

Tags: Pesquisa

Leia também:

Cresce o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas

Neste dia 14 de abril, quando se celebra o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, esses números são comemorados, mas ainda existem muitos desafios.

Prazo para justificativa de ausência no Encceja acaba hoje

Prazo para justificativa de ausência no Encceja acaba hoje

Caso a justificativa de ausência seja aprovada, candidato ficará apto a se inscrever de forma gratuita no Encceja. As inscrições deverão ser entre os dias 22 de maio e 2 de junho.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi