Enem: veja o que é obrigatório e o que é proibido no dia do exame
Provas começam a ser aplicadas neste domingo (5). No primeiro dia do exame, candidatos fazem questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.
Confira as informações essenciais sobre o que levar, horários e objetos proibidos para não dar mole e ser impedido de fazer a prova neste domingo.
Domingo, primeiro dia de provas do Enem. A essa altura, quem estudou, estudou, só precisa dar aquela última revisadinha no conteúdo e se preparar para o dia D.
Como tem sempre aqueles marinheiros de primeira viagem ou os que são mais distraídos, não custa lembrar: neste domingo, a prova é de linguagens, incluindo inglês ou espanhol, dependendo da escolha da pessoa; códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
A prova toda tem cinco horas e meia de duração. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Então, é preciso checar o local de prova na página do participante. Calcular o horário de sair de casa e o trajeto também, para não dar de cara com o portão fechado ou perder o exame por conta de poucos minutos. Leve em consideração que pode ter engarrafamento, acidente de trânsito, essas coisas.
Na noite anterior, já separa tudo que você vai levar. A caneta é preta, do tubo transparente. Leve até uma caneta reserva, pra não correr riscos.
Não esqueça o cartão de confirmação e documento de identidade com foto. Vale carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e documentos digitais, desde que tenha a foto e apresentada no aplicativo oficial. Não vale o print.
Perdeu o documento, não tem outro pra levar? Então tem de apresentar o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias ou se submeter a uma identificação especial.
Não se esqueça de levar uma água e um lanche pra recarregar as energias.
Agora, teve algum problema no dia? Ficou doente com gripe ou covid-19, faltou luz ou teve algum desastre natural na sua cidade? Dá pra pedir a reaplicação da prova na página do participante.
E o que não pode usar dentro da sala? Celular, tablet, aqueles relógios inteligentes – os smart watches. Não pode também fazer a prova usando óculos escuros, bonés e gorros.
No outro domingo, dia 12, também tem prova. Desta vez, matemática e ciências da natureza – que são química, física e biologia. Gabarito mesmo só dia 24. E o resultado? Em janeiro, no dia 16.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 04/11/2023 09:30:03. Última edição: 04/11/2023 09:30:03
Provas começam a ser aplicadas neste domingo (5). No primeiro dia do exame, candidatos fazem questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.
Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. Atividades físicas devem ser moderadas.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".