Educação

Depois de dois anos, Flip volta às ruas de Paraty dia 23

Festa literária terá autores do Brasil e do exterior

A 20ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa na próxima quarta-feira (23), de forma presencial, depois de dois anos. Em 2020 e 2021, o evento, realizado no sul do estado do Rio, teve apenas edições virtuais, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Depois de dois anos, Flip volta às ruas de Paraty dia 23
© Walter Craveiro/Flip/Direitos reservados

Serão cinco dias de atividades que incluem mesas-redondas, apresentações musicais, oficinas, sessões de filmes, saraus e jogos. Há ainda programações paralelas, com estandes de editoras e autores, comercialização de livros e um evento chamado Flipinha (voltado para crianças).

Também está prevista a participação de autores como os brasileiros Cida Pedrosa, Cidinha da Silva, Lenora de Barros, Lázaro Ramos, Geovani Martins, Cristhiano Aguiar, Ricardo Aleixo, Bernardo Carvalho e Luiz Maurício Azevedo.

Presenças internacionais

Entre as presenças internacionais figuram as argentinas Camila Sosa Villada e Cecilia Pavón; a cubana Teresa Cárdenas; as francesas Nastassja Martin e Annie Ernaux; as norte-americanas Saidiya Hartman e Ladee Hubbard; a portuguesa Alice Neto e e o chileno Benjamin Labatut.

A festa será aberta às 20h de quarta-feira (23), com uma mesa chamada “Pátrios lares”, uma homenagem à escritora e educadora Maria Firmino dos Reis, autora cujos textos levam à reflexão sobre temas como a condição da mulher no século XIX, os feminismos e o papel da mulher na sociedade brasileira.

A mesa de abertura contará com a participação da historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, da pesquisadora de autorias negras Fernanda Miranda, da cientista social Midria e do coletivo Slam das Minas.

A Flip terminará no domingo, dia 27. Ela é realizada desde 2003 no centro histórico de Paraty, patrimônio mundial no litoral sul do estado.

 

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 20/11/2022 18:12:38. Última edição: 20/11/2022 18:12:38

Tags: Flip Paratý Estado Do Rio

Leia também:

Participantes do Enem 2022 fazem hoje provas de exatas

Participantes do Enem 2022 fazem hoje provas de exatas

Estudantes têm 5 horas para resolver 90 questões – 45 de matemática e 45 de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Provas vão das às 13h30 às 18h30.

Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Por precaução, alguns candidatos chegaram ao local de prova com horas de antecedência. Hoje é o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi