Educação

Em aula inaugural na UFRJ, Anielle Franco defende a Lei de Cotas

A Ministra da Igualdade Racial falou sobre os desafios que uma mulher negra enfrenta no mundo acadêmico e de como a Lei de Cotas foi decisiva na vida dela.

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de aula inaugural na Universidade Federal do Rio de Janeiro do curso de Psicologia. Ela comentou sobre os dez anos da Lei de Cotas e os 20 anos da Lei que estabelece o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

Em aula inaugural na UFRJ, Anielle Franco defende a Lei de Cotas
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Anielle Franco falou sobre os desafios que uma mulher negra enfrenta no mundo acadêmico e de como a Lei de Cotas foi decisiva na vida dela.

Também deu detalhes de como lidou com a morte da irmã Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018.

Sobre as  realizações do atual governo, a ministra citou a aprovação de uma lei que trará mais representatividade para pessoas negras ocuparem cargos no governo federal.

Anielle Franco também falou sobre resistência e empoderamento.

Além de ministra, Anielle Franco é diretora do Instituto Marielle Franco, que promove uma série de atividades culturais e educacionais para crianças. Também é ativista, com pautas marcadas pela luta antirracista, pelos direitos das mulheres e dos LGBTQIA + . Recentemente, foi eleita uma das 12 mulheres do ano pela revista Time. 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 05/04/2023 17:30:03. Última edição: 05/04/2023 17:30:03

Tags: Lei De Cotas Anielle Franco História E Cultura Afro-brasileira UFRJ

Leia também:

Suspensão do novo Ensino Médio pode impactar o Enem de 2024

Prova estava prevista para ser realizada com base nas novas diretrizes, e há dúvidas entre estudantes, professores e escolas que já estão seguindo a reforma e se preparando para o exame nacional.

MEC encerra nesta quinta-feira prazo da lista de espera do Prouni

MEC encerra nesta quinta-feira prazo da lista de espera do Prouni

Lista dos participantes selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (10) e ficará disponível para consulta até o dia 19 de abril no ambiente do programa.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi