Educação

Em Brasília, manifestantes pedem a revogação do Novo Ensino Médio

Eles também pediram respeito ao Piso Nacional do Magistério. O Ato Nacional em Defesa da Educação Pública aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), no Ministério da Educação. Houve um abraço simbólico no prédio e a entrega de propostas ao MEC.

Manifestantes pediram a revogação do Novo Ensino Médio e o respeito ao Piso Nacional do Magistério nesta quarta-feira (9), em Brasília. O Ato Nacional em Defesa da Educação Pública aconteceu pela manhã, no Ministério da Educação, com um abraço simbólico no prédio e a entrega de propostas ao MEC. 

À tarde, na Câmara dos Deputados, entregaram ao presidente Arthur Lira uma pauta de reivindicações. Participaram estudantes, professores, trabalhadores e gestores da educação, além de membros de movimento estudantil e sindicatos.

A ideia é pressionar os poderes pela valorização da educação pública e, principalmente, mudanças no Ensino Médio. É o que explica o diretor da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Jailson Alves dos Santos.

O Novo Ensino Médio foi aprovado por lei em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. A revogação tem sido um pedido recorrente de entidades do setor, especialistas e movimentos sociais. Para o Gabriel Henrique, aluno do terceiro ano da Escola Estadual José Gomes Pimentel, em Buritis, Minas Gerais, é preciso mudar.

O governo pretende enviar até setembro ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para alterar a reforma do Ensino Médio. Por isso, o Ministério da Educação recebe até 21 de agosto contribuições para a versão final do relatório sobre a consulta pública do Ensino Médio. Depois de receber as propostas, o MEC vai avaliar o que pode ser enviado por Projeto de Lei ao Congresso Nacional ou ser editado por Portaria.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães - 09/08/2023 17:10:04. Última edição: 09/08/2023 17:10:04

Tags: Novo Ensino Médio Manifestação Ministério Da Educação

Leia também:

São Paulo deixa de aderir ao PNLD, mas vai manter livros físicos

São Paulo deixa de aderir ao PNLD, mas vai manter livros físicos

Livro digital não é o ideal para o ensino em um país extenso como o Brasil, diz a presidente da UNE, Manuella Mirella. Ela destaca que, além da importância do livro nas mãos para o aprendizado, a realidade das escolas brasileiras é muito variada.

Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida

Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida

Prazo para entrar com recurso começa nesta quarta-feira (9) e vai até dia 14. No dia 8 de setembro, Inep divulgará resultado definitivo da prova objetiva e provisório da discursiva.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi