O registro dos candidatos deve ser realizado pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro no endereço sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais.
As inscrições para o Enem PPL 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclui privação de liberdade, foram abertas nesta segunda-feira (9). O registro dos candidatos deve ser realizado pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro no endereço sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais. Também até esta data, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem firmar um termo de compromisso junto ao Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, além de indicarem o responsável pedagógico.
Cabe ao responsável pedagógico credenciado acessar o sistema de inscrição e divulgar as informações sobre o exame aos participantes; além de determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades, quando for necessário, dentro do prazo previsto; e também excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada. Além disso, será responsável pela participação dos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso.
Este ano, as provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. A edição para pessoas privadas de liberdade acontece desde 2010, como mais uma ação do Ministério da Educação para o processo de ressocialização dos presos. O nível de dificuldade e estrutura são os mesmos da versão regular do Enem.
* Com produção de Madson Euler.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa * - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas - 09/10/2023 11:25:02. Última edição: 09/10/2023 11:25:02