Educação

Enem: começa período para remarcação de provas para quem mora longe

Se você estava inscrito no Enem 2023 e deixou de participar por morar a mais de 30 km do local das provas, fique atento! Você pode solicitar uma nova oportunidade de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio a partir desta segunda-feira, dia 13.

Se você estava inscrito no Enem 2023 e deixou de participar por morar a mais de 30 km do local das provas, fique atento!

Enem: começa período para remarcação de provas para quem mora longe

Você pode solicitar uma nova oportunidade de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio a partir desta segunda-feira, dia 13.

As regras do Enem garantem isso. E o mesmo vale pra quem teve problemas no local de provas, como, por exemplo, falta de energia. Mas, para ter direito a essa nova oportunidade, é preciso fazer a solicitação na página do participante até a próxima sexta-feira, dia 17. O endereço é enem.inep.gov.br/participante. Repetindo: enem.inep.gov.br/participante.

O pedido vai ser analisado e decidido pelo Inep. As novas provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

E olha só... Mesmo o Enem 2023 sendo feito em dois períodos diferentes, segundo o Inep, o método de avaliação do exame permite a comparação das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

Com as notas do Enem, o estudante pode concorrer a vagas no Ensino Superior público, pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Já nas instituições privadas de ensino superior, ele tem duas possibilidades. Usar as notas do exame para disputar bolsas de estudo, integrais ou parciais, pelo Prouni, o Programa Universidade para Todos. Ou ainda, usar o resultado para buscar financiamentos pelo Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

E mais uma possibilidade... Só que no exterior... As notas também podem ser usadas nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Ou seja, não faltam oportunidades com as notas do Enem na mão.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 13/11/2023 07:50:07. Última edição: 13/11/2023 07:50:07

Tags: Enem 2023 Enem Provas Local

Leia também:

Enem: segundo dia de provas tem abstenção de 32%

Enem: segundo dia de provas tem abstenção de 32%

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse o governo estuda maneiras de reduzir esse índice de faltantes. Uma preocupação é estimular os alunos que terminam o Ensino Médio a fazer o Enem.

Enem está menos conteudista e mais interpretativo, dizem professores

Enem está menos conteudista e mais interpretativo, dizem professores

Mais de 2,6 milhões de estudantes enfrentaram, neste domingo, 90 questões de ciências da natureza e de matemática no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi