Educação

Escolas públicas do RJ participam de combate à violência contra mulher

O objetivo é conscientizar sobre a importância do combate à violência contra as mulheres, e ajudar a equipe da escola a tornar a instituição um espaço de acolhimento. São realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa e visitas de agentes da Patrulha Maria da Penha, da PM.

Mais de 18 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência em 2022. O dado está na quarta edição da pesquisa Visível e Invisível, que ouviu 2.017 pessoas, entre homens e mulheres, em 126 municípios brasileiros, no período de 9 a 13 de janeiro deste ano.  

Escolas públicas do RJ participam de combate à violência contra mulher

Foi pensando em como mudar essa realidade que alunos da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro entraram na campanha Agosto Lilás - mês dedicado à conscientização pelo fim desse tipo de crime. 

O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a importância do combate à violência contra as mulheres, e ajudar a equipe da escola a tornar a instituição um espaço de acolhimento. Além de palestras, estão sendo realizadas oficinas e rodas de conversa e visitas de agentes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.  

Para a psicóloga Fátima Marques, organizadora do Programa A Chave da Questão, é fundamental compreender o ciclo de violência a que muitas mulheres são submetidas, sendo a escola um universo fértil para isso.

E, em mais uma iniciativa de combate à violência contra a mulher e como parte da campanha, policiais civis e militares realizam a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação acontece em todo o país. Em hebraico, “Shamar” significa o ato de guardar, vigiar ou proteger.  A operação está sendo realizada para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de denunciar e de combater todas as formas de violência contra a mulher.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 22/08/2023 12:40:03. Última edição: 22/08/2023 12:40:03

Tags: Agosto Lilás Combate à Violência Contra Mulher

Leia também:

Secretários de Educação pedem aplicação do novo ensino médio em 2025

Secretários de Educação pedem aplicação do novo ensino médio em 2025

Além das regras de transição em um período considerado factível, eles pedem a manutenção do ensino a distância tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos.

Escolas de todo o país podem participar de desafio computacional

Escolas de todo o país podem participar de desafio computacional

Provas serão aplicadas no Brasil entre 6 e 10 de novembro e os resultados saem no dia 4 de dezembro. Aplicação das provas fica a critério da coordenação de cada escola.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi