Educação

Evento para popularização da ciência no Brasil começa nesta terça

Tema da Semana é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

A 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) foi oficialmente aberta, nesta terça-feira (17), em Brasília, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do governo federal, pesquisadores, artistas, professores e, sobretudo, de estudantes de instituto federais de ensinos superior e técnico, vindos de diversas partes do país para apresentar experimentos na mostra científica, preparada exclusivamente para a semana comemorativa.  

Evento para popularização da ciência no Brasil começa nesta terça
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em 2023, o tema do evento, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em uma agenda a ser cumprida pelos países até 2030.  

O evento ocorre em todo o Brasil, de 14 a 22 de outubro. O objetivo é popularizar a ciência entre os brasileiros. 

Abertura da semana 

As irmãs Beatriz e Isabella Toassa, de 13 e 12 anos, respectivamente, que formam a dupla Big Bang, vindas de São  Paulo, abriram a 20ª edição do evento, em Brasília, com o título de cientistas mais jovens do país. Elas citaram dois nomes de figuras brasileiras que as inspiram pelas contribuições ao mundo: Santos Dumont, o pai da aviação; e a cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus, que mapeou o genoma do novo coronavírus. 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou que o evento tem o objetivo de aproximar as pessoas da ciência e despertar o interesse pelo tema desde a infância. “A ciência não é uma coisa distante de nós, não é algo complicado. A ciência está em tudo e ela existe para encontrar respostas para os problemas do nosso tempo e para principalmente cuidar das pessoas. Nós não queremos que a ciência seja o assunto de poucos que fique restrita às universidades e instituições de pesquisa”. 

A ciência tem o papel de ferramenta para geração de valor de inovação, de riquezas, de soluções para os nossos desafios de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, destaca a ministra

Luciana Santos, durante cerimônia de abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, falou sobre a superação da visão negacionista contra as evidências comprovadas cientificamente. “A visão negacionista do mundo é um grande prejuízo econômico, social, cultural e humanitário".  

Marina Silva diz que Brasil superou a visão que negava a ciência- Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal, a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) destacou a necessidade de ampliar o acesso de mulheres negras na ciência e na pesquisa. “A democratização real desses espaços fala, justamente, do desenvolvimento social e econômico do nosso país”. 

Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu que os estudantes sempre foram a alma da semana anual de ciência e tecnologia. A ministra, que foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de ensino e pesquisa, frisou que a luta pelo reconhecimento da ciência deve persistir. “Todos os dias, nós estamos vendo que a ciência não pode estar em uma torre de marfim”. 

Em discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou que o terceiro governo do presidente Lula tem investido na interiorização do acesso de jovens à ciência, tecnologia e que bolsas de pesquisadores foram reajustadas nesta gestão. “Um país só se torna soberano, forte, independente e justo se investir em educação, ciência e tecnologia para o seu povo, sua nação. Portanto, esse presidente colocou, para todos nós, ministros, o desafio de reconstrução desse país”. 

Camilo Santana diz que governo tem investido na interiorização do acesso a ciência e tecnologia- Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além deles, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lembrou este governo tem valorizado e investido na ciência em diversos segmentos, como a saúde, na educação e o meio ambiente. Porém, a autoridade afirmou que não existe pesquisa científica sem conectividade e inclusão digital. E que a pasta comandada por ele será parceira para apoiar as instituições de ensino. "Que a gente consiga fazer com a conectividade seja uma realidade nas escolas públicas brasileiras. Dentro dos institutos federais, que ela possa servir aos alunos; assim como nas universidades. E que a gente possa fazer da nossa Amazônia brasileira um centro de biotecnologia de bionegócios.” 

Vacinação 

Nísia Trindade falou sobre o Dia Nacional da Vacinação - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde trouxe para a mostra científica da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a importância da vacinação. Em entrevista à Agência Brasil, Nísia Trindade falou sobre o Dia Nacional da Vacinação, celebrado neste 17 de outubro. “A nossa mensagem, hoje, vai, sobretudo, para as famílias, para que possamos proteger as crianças e adolescentes. Isso é ciência, é consciência, é educação e, sobretudo, é proteção da vida. As vacinas salvam vidas, são seguras, são a grande ferramenta que aumentou a expectativa de vida em todo o mundo”. 

Serviço 

A Mostra Científica da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, ocorre até domingo (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na ala sul. A entrada é gratuita, das 9 há às 17h. 

Para quem quiser saber quais eventos da SNCT 2023 estão agendados para outras cidades, basta acessar o site do MCTI e baixar a programação nacional completa. 

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 17/10/2023 19:50:19. Última edição: 17/10/2023 19:50:19

Tags: Semana Nacional De Ciência E Tecnologia Semana De Ciência E Tecnologia Ciência

Leia também:

Brasília recebe Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Brasília recebe Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Um ajudante de quatro rodas para facilitar a vida e dar mais segurança ao agricultor familiar. Essa é a ideia do Tratobot, um dos mais de 200 projetos da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

Competição foi realizada no Panamá na semana passada. Os jovens estudantes ganharam cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi