Atualização da Lei de Cotas inclui quilombolas e reduz teto de renda
Com a nova legislação de ingresso no ensino superior, primeiramente serão observadas as notas pela ampla concorrência e, posteriormente, as reservas de vagas para cotas.
Dados estarão no portal do Inep a partir das 19h
O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h de amanhã (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, ontem (12).
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 13/11/2023 15:45:18. Última edição: 13/11/2023 15:45:18
Tags: Enem 2023 Gabarito Do Enem Inep
Com a nova legislação de ingresso no ensino superior, primeiramente serão observadas as notas pela ampla concorrência e, posteriormente, as reservas de vagas para cotas.
Plano de Ações Articuladas, com vigência até 2024, visa atender ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem previsão de investimentos de R$ 2 bilhões em quatro anos.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".