Educação

Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida

Prazo para entrar com recurso começa nesta quarta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (9), as versões preliminares do gabarito da prova objetiva e do padrão de resposta da prova discursiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2.

Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Os arquivos são referentes à primeira etapa do Revalida e estão disponíveis no Sistema Revalida e no portal do Inep. 

Nesta quarta-feira também se inicia o período, que se estende até o dia 14, para interpor recursos pelos candidatos que não concordam com a correção da prova e pedem uma nova análise aos julgadores.

Em 8 de setembro, o Inep divulgará o resultado definitivo da prova objetiva e provisório da prova discursiva, bem como as versões definitivas do gabarito e do padrão de respostas, que analisa a fundamentação dos argumentos pelo candidato e as repostas claras e objetivas à questão posta.

Já o período para entrar com recurso referente à correção da prova discursiva irá até 14 de setembro. Os candidatos podem esperar o resultado definitivo em 2 de outubro, juntamente com os resultados finais da primeira etapa do exame.

O Inep aplicou as provas (objetiva e discursiva) do Revalida 2023/2 no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

Revalida

O exame nacional serve para revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeira. O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática). As provas verificam a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências exigidas para o exercício profissional adequado e conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As provas do Revalida, aplicadas pelo Inep, abordam de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Revalida usa como referências os atendimentos prestados na atenção primária de saúde, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, confirme previsto no edital do Revalida 2023/2.  

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-61-6161.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 09/08/2023 14:50:36. Última edição: 09/08/2023 14:50:36

Tags: Revalida MEC Inep Medicina Gabarito Preliminar

Leia também:

Formação de professores é desafio no ensino fundamental, diz pesquisa

Formação de professores é desafio no ensino fundamental, diz pesquisa

De 18 de maio e 26 de junho, 3.329 dirigentes municipais de ensino responderam à pesquisa virtual. Redes participantes concentram 3,4 milhões de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, o equivalente a 64% dos 5,3 milhões matriculados na rede pública em todo o país.

Escolas técnicas e faculdades de tecnologia paulistas entram greve

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, pelo menos 90 de 310 unidades aderiram ao movimento em todo o estado. Em 13 de julho, categoria fez paralisação de um dia.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi