Unicamp aprova cotas étnico-raciais na pós-graduação
Foi aprovada também a possibilidade de adoção de cotas na pós-graduação para outros grupos sociais que não tenham condições de competir em situação de igualdade nos processos seletivos.
Aplicação das provas será nos dias 17 e 18 de outubro
Terminam nesta sexta-feira (4) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade (Encceja PPL) de 2023.
A inscrição pode ser feita pelo responsável pedagógico do candidato por meio do Sistema Encceja PPL. O responsável deve indicar também até esta sexta-feira a necessidade de atendimento especial ou de tratamento por nome social.
A aplicação das provas será nos dias 17 e 18 de outubro. São quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas áreas de: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, destaca que o Encceja para pessoas privadas de liberdade tem o mesmo nível de dificuldade das provas do Encceja regular. “A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas”, explica o instituto.
Também termina nesta sexta-feira (4) o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame indicarem os locais e os responsáveis pedagógicos. As indicações devem ser feitas por ofício para o Inep.
Criado em 2022, o Encceja oferece a possibilidade para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio ou Ensino Fundamental na idade regular adquirirem certificado que comprove suas competências e habilidades, nivelando esses jovens e adultos às pessoas que concluíram o Ensino Médio ou Fundamental.
Mais informações sobre o Encceja PPL 2023 podem ser encontradas no edital do exame.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Maria Claudia - 04/08/2023 11:25:08. Última edição: 04/08/2023 11:25:08
Tags: Inscrições Do Encceja Pessoas Privadas De Liberdade
Foi aprovada também a possibilidade de adoção de cotas na pós-graduação para outros grupos sociais que não tenham condições de competir em situação de igualdade nos processos seletivos.
Estatísticas são usadas como parâmetros avaliativos para políticas públicas da educação superior e consideram, entre outros, os conceitos Enade e Preliminar de Curso.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".