Prouni: termina hoje prazo para comprovar documentos
Para o segundo semestre de 2023, o MEC disponibilizou 276.566 vagas, das quais 215.530 são integrais e 61.036 parciais e cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos.
Estudantes são chamados conforme a classificação
O Ministério da Educação (MEC) está com a chamada aberta, até 23 horas e 59 minutos desta terça-feira (28), para os candidatos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contratarem o financiamento para o segundo semestre deste ano. A divulgação dos nomes incluídos na lista, atualizada diariamente, abre prazo de três dias para que o pré-selecionado faça a contratação do financiamento.
© Valter Campanato/ Agência Brasil
Os candidatos pré-selecionados nessa etapa são os que não foram classificados no número de vagas do curso de preferência na chamada única do Fies e passaram a integrar a lista de espera. Eles são chamados conforme a classificação, prevista no edital, quando uma vaga é aberta no sistema, e têm o nome divulgado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta sobre as atualizações da lista de espera é de responsabilidade dos candidatos.
Após a divulgação do nome na lista, o candidato precisa complementar sua inscrição para contratação do financiamento no próprio sistema na internet. Se o prazo de três dias úteis não for cumprido, a inscrição do candidato vence e a vaga é disponibilizada ao próximo classificado na lista de espera.
O Fies concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para se candidatar, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Os juros e prazos aplicados obedecem uma escala que varia de acordo com a renda familiar do estudante.
Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 28/08/2023 11:25:24. Última edição: 28/08/2023 11:25:24
Tags: Fies Estudantes Financiamento Estudantil Enem
Para o segundo semestre de 2023, o MEC disponibilizou 276.566 vagas, das quais 215.530 são integrais e 61.036 parciais e cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos.
Mais de 1 milhão inscritos buscam certificação do ensino fundamental ou para o ensino médio. Exame é realizado desde 2002.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".