Senado: subcomissão apresenta relatório sobre educação na pandemia
A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia no Senado aprovou, nesta quinta-feira, o relatório final.
O caso do menino que foi excluído da própria formatura numa escola de Brasília chamou atenção para a inclusão de estudantes com autismo. Infelizmente, esse tipo de situação não é um caso raro.
O caso do menino que foi excluído da própria formatura numa escola de Brasília chamou atenção para a inclusão de estudantes com autismo. Infelizmente, esse tipo de situação não é um caso raro.
A Andréa Takara é mãe de uma menina com autismo. Ela conta que decidiu trocar a filha de escola, porque a instituição, no caso particular, não ajudava a menina a superar a dificuldade de se relacionar com os outros alunos.
A Leila Evaristo tem o filho matriculado na rede pública no Distrito Federal. Em anos anteriores, ela teve que entrar na Justiça para garantir as adaptações que o menino precisava, como turma reduzida. Neste ano, após a pandemia, no entanto, não houve problemas.
A psicopedagoga Lourdes Dias diz que não existe um modelo único de aula e que a escola deve preparar os professores para compreenderem o transtorno do espectro do autismo.
Segundo a psicopedagoga, a partir da compreensão sobre as potencialidades e necessidades do estudante é possível, sim, planejar ações para incluir todas as crianças, inclusive aquelas com transtorno do espectro do autismo.
*Com produção de Michelle Moreira
Agência Brasil / Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / GT Passos - 09/12/2022 09:50:49. Última edição: 09/12/2022 09:50:49
Tags: Autismo Escolas Inclusão
A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia no Senado aprovou, nesta quinta-feira, o relatório final.
O Ministério da Economia desbloqueou R$ 210 milhões do orçamento da Educação.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".