O evento vai acontecer em seis cidades brasileira. A cidade do Rio de Janeiro é a primeira, nos próximos dias 11 e 13 de outubro, em hotéis de Copacabana e da Barra da Tijuca.
Depois de edições online por causa da pandemia de covid-19, o Salão do Estudante, a maior feira de intercâmbio da América Latina, volta neste ano de forma presencial em seis capitais brasileiras.
A cidade do Rio de Janeiro é a primeira, nos próximos dias 11 e 13 de outubro, em hotéis de Copacabana e da Barra da Tijuca, reunindo cerca de 150 instituições de ensino de vários países, com a oferta de oportunidades em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de cursos técnicos e de idiomas.
Priscilla Gomes, gerente de marketing da BMI, a empresa organizadora do evento, afirmou que nos últimos três anos houve um aumento de 14% na procura por cursos de graduação e de 12% por cursos de pós-graduação no exterior. Segundo ela, os percentuais são os maiores desde 2017, mesmo diante da crise sanitária provocada pela covid, que reprimiu esse mercado.
A gerente de marketing citou que a pesquisa feita com cerca de 100 mil estudantes brasileiros, entre 2019 e 2022, mostrou, ainda, que o cenário educacional está voltando à normalidade e a corrida para conseguir um diploma no exterior também retomou a trajetória de alta.
E, acrescentou que a feira é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre os valores dos cursos, acomodação, obtenção de visto e o custo de vida na cidade a ser escolhida para estudar.
O estudante de Direito Gustavo Vieira Santiago, de 32 anos, morador da Tijuca, na zona norte do Rio, retrata bem este cenário.
A feira de intercâmbio na cidade do Rio de Janeiro receberá instituições de ensino da Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia e Hong Kong.
Em São Paulo, o Salão do Estudante vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro; em Brasília, no dia 18; Curitiba, 20; Belo Horizonte, 22; e Salvador, 24 de outubro.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso - 07/10/2022 16:04:04. Última edição: 07/10/2022 16:04:04