Educação

MEC abre inscrições para debater escola em tempo integral no Nordeste

Ciclo de seminários ocorrerá em Recife, em 27 e 28 de setembro

Estão abertas as inscrições para o Seminário Programa Escola em Tempo Integral na Região Nordeste, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A etapa faz parte do ciclo de seminários regionais sobre o tema, realizados em todo o país.

MEC abre inscrições para debater escola em tempo integral no Nordeste

Segundo o MEC, o objetivo das discussões é elaborar um documento nacional, com orientações sobre a educação em tempo integral, por etapas da educação básica (educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio) e por modalidades (Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Bilíngue de Surdos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola).  

Na etapa Nordeste, os debates ocorrerão em Recife, em 27 e 28 de setembro, de forma híbrida. Os interessados em participar presencialmente devem se inscrever, por meio de formulário online. As vagas são limitadas, e o evento ocorre no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O seminário também será transmitido pelo canal do MEC no YouTube. Neste caso não é necessário fazer inscrição.

Na programação do evento estão previstos os seguintes painéis:

Clique aqui e confira a programação completa e os palestrantes convidados.

Ciclo de Seminários

O evento é voltado aos integrantes das redes de ensino, profissionais da educação, universidades, pesquisadores, fóruns de conselhos, organizações da sociedade civil e representantes de outros ministérios envolvidos nesta agenda.  

A realização do ciclo de seminários está prevista desde a instituição do Programa Escola em Tempo Integral, pela Lei 14.640/2023, criado em julho deste ano, para aumentar o número de matrículas de estudantes na educação básica, em tempo integral.

O governo federal considera matrículas em tempo integral aquelas em que crianças e jovens permanecem na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais, em dois turnos.

Agenda nacional

Após o encontro no Nordeste, o ciclo de seminários terá outras duas etapas: uma sobre a Região Sudeste, nos dias 4 e 5 de outubro; e outra sobre a Região Sul, em 19 e 20 de outubro. Já foram realizados encontros na Região Centro-Oeste, e na Região Norte.

Mais informações podem ser obtidas por telefone 0800-61-6161, e-mail [[email protected] ]  ou pelo chat Serviços do MEC [ https://mecsp.metasix.solutions/portal/servicos].

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 14/09/2023 11:25:17. Última edição: 14/09/2023 11:25:17

Tags: MEC Educação Em Tempo Integral Ciclo De Debates Regionais Região Norteste Recife

Leia também:

MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies

MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies

Anúncio foi feito pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, no seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies.

Pessoas mais escolarizadas acreditam menos em teorias conspiratórias

Pessoas mais escolarizadas acreditam menos em teorias conspiratórias

Entre adultos com ensino superior, 15% acreditaram na teoria de que o coronavírus foi desenvolvido por uma organização ou país. Porcentagem passou de 30% no grupo que não concluiu o ensino médio.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi